São Joaquim: Produtores de Maçã pedem ajuda a Ministro

São Joaquim: Produtores de Maçã pedem ajuda a Ministro

0 291

Visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi a São Joaquim serviu para ele conhecer como é o processo da cultura da maçã e as necessidades para a produção. Ele esteve na Epagri e no pomar de Ilson de Castelo Branco onde pode acompanhar as diferenças entre uma cultura que tem o ciclo de 15 a 20 anos e de outra anual, como a soja, da qual é profundo conhecedor.

Blairo001

Maggi (direita) foi recebido pelo governador Raimundo Colombo, pelo deputado Gabriel Ribeiro e pela secretária, Solange Pagani. O grupo também esteve na Sanjo, onde observou o processo industrial.


PLEITOS A BLAIRO MAGGI

Os produtores levaram ao ministro duas preocupações: fitossanirária e o seguro dos pomares. Eles temem o alastramento do cancro europeu, praga que se disseminou no Rio Grande do Sul e que começa a atacar em Santa Catarina. Conforme o presidente da Associação dos Produtores de Maçã, Sálvio Proença, é necessário que o Ministério da Agricultura autorize uma força-tarefa de técnicos para que a doença seja erradicada.

Blairo004

O outro pedido se refere ao seguro e à proteção dos pomares. O seguro de um hectares custa cerca de R$ 40 mil e o governo vinha subsidiando 60% do valor, mas baixou para 45%. Eles reivindicam a volta do valor original.

Blairo002

No pomar de Ilson de Castelo Branco as autoridades receberam informações sobre a produção de maçã em São Joaquim e SC


A MAÇÃ EM NÚMEROS

– SC produz 48% da maçã brasileira

– São 613,8 mil toneladas ao ano

– Área plantada: 17,6 mil hectares

– Gala (53%), Fuji (43,6%) e outras (3,4%)

Blairo003

Engenheiro Agrônomo Marciano Bittencourt (direita) repassando informações ao governador Colombo e ministro Blairo Maggi durante a visita a pomares em SC


Informações: Tarcisio Poglia

Imagens: Cristina Gallo

Sem comentarios

Deixe uma resposta