Colombo entrega obra referência para Lages

Colombo entrega obra referência para Lages

0 151

“Hoje entregamos a restauração de um símbolo para quem estudou e para os professores que aqui levaram conhecimento para seus alunos. A sua influência na história de Lages é marcante, porque não está somente embelezando a cidade com esse valor arquitetônico, mas também trazendo algo a mais para a sociedade com essa parceria com o Sesc”.

Rosa001

“Vidal Ramos foi uma pessoa extraordinária e muito visionária que deixou um grande investimento em educação. Naquela época, a grande maioria da população era analfabeta e devemos muito a este homem que incentivou muito o ensino sem restrição, onde todos tem o mesmo direito”.


A INAUGURAÇÃO

Referência nacional em arquitetura e educação, o Grupo Escolar Vidal Ramos, conhecido como Colégio Rosa, simboliza um momento na história de Lages. O prédio passou por uma grande transformação com um projeto arquitetônico baseado em um minucioso levantamento histórico e iconográfico respeitando as características originais, inclusive a pintura externa.

Rosa002

Centenas de pessoas foram ao palco instalado na Rua Vidal Ramos acompanhar a solenidade de inauguração e os shows que integraram a programação


PRÉDIO CENTENÁRIO

O Colégio Rosa foi um dos sete grupo escolares inaugurados entre 1911 e 1913, pelo governador Vidal Ramos, em Santa Catarina. Em apenas dois anos, o então governador inaugurou os sete grupo escolares, que se tornaram símbolo da qualidade na educação pública brasileira. De todos os prédios, o Grupo Escolar Vidal Ramos de Lages é o único com dois pisos e construído em uma parte alta da cidade, para se destacar entre os outros prédios da cidade.

Rosa003

Governador Colombo visitando a exposição que marca a abertura do prédio à visitação da população. Não é essa a imagem da parede, mas nosso maior artista plástico, Clênio Souza, tem suas obras em exposição numa das salas do Centro Cultural Vidal Ramos


Imagens: Zé Rabelo e James Tavares

Sem comentarios

Deixe uma resposta