Javalis chegam nas áreas urbanas da Serra de SC

Javalis chegam nas áreas urbanas da Serra de SC

0 253

Porque com o inverno a alimentação fica escassa e não é época de safra, os javalis precisam se alimentar de alguma forma. E não tem sido de outra forma. Eles têm perdido ‘a vergonha’ – na verdade ficando menos ariscos – e procurado alimentação perto dos perímetros urbanos da cidade. Em Campo Belo tem javali ‘se rendendo’ e sendo flagrado nas imediações do perímetro urbano.


E MAIS

Em São Joaquim, nas proximidades do CTG Minuano Catarinense foram abatidos quatro de porte médio nesta semana. Ou seja, em breve teremos javalis andando nas ruas porque o controle tem um esmero gigante da Polícia Ambiental, mas as ações não conseguem acompanhar a proliferação das varas de porcos do mato que circulam pelas cercanias. Fechemos os portões!

Javali07

A imagem é de arquivo e circulou em janeiro de animais de grande porte abatidos na encosta do Rio Pelotas (no lado gaúcho). Claro que esses mais gigantes estão escondidos nas ribanceiras de cima da Serra. Mas com o fim da colheita no primeiro semestre e o término da safra de pinhão, esses bichos querem alimentos. Nem que seja chegando ao perímetro urbano das cidades da Serra Catarinense!



CONFRONTAÇÕES DO PARQUE

SÃO JOAQUIM SERÃO REVISTAS

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou que vai rever os limites do Parque São Joaquim em resposta a reivindicações dos parlamentares federais catarinenses e de associações e cidadãos que residem nas proximidades do parque. Esta foi a pauta de audiência realizada em Brasília. “O encontro foi produtivo”, declarou a deputada federal Carmen Zanotto. A parlamentar alertou que a lei publicada para definir os limites do parque utilizou um mapa que não tem os mesmos contornos que estavam sendo divulgados, “o que gerou vários conflitos, que estamos trabalhando para resolver”.

CarmenCM

Presidente do ICMbio, Rômulo Mello, garantiu que o órgão está disposto a rever os limites. Uma nova rodada de diálogo entre o órgão e os representantes das comunidades deve ser feita ainda em agosto com o propósito de construir uma alternativa.


SOBRE O PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM

Localizado na região serrada de Santa Catarina, o Parque de São Joaquim é uma unidade de conservação. Foi criado por meio do Decreto Federal 50.922, de 1961, mas permaneceu todos esses anos sem que seus limites fossem regulamentados. A área do parque tem vocação turística. Atualmente, o principal atrativo é o Morro da Igreja, situado em Urubici.

Sem comentarios

Deixe uma resposta