Quantos vereadores fará cada coligação em Lages?

Quantos vereadores fará cada coligação em Lages?

0 798

Faltando 40 dias para a eleição em Lages, o que não falta é gente fazendo prognóstico sobre como será a nova Câmara de Vereadores. Pondera-se sobre renovação, reeleição e outras circunstâncias do processo eleitoral. Mas não existe milagre e nem muitas vagas. Para atender a expectativa de cada partido, seriam necessárias umas 50 vagas no legislativo. Talvez mais. Porém, em condições reais e ideais, muita gente vai ficar pelo caminho, apesar dessa euforia típica de início de campanha, onde tem partido e coligação acreditando que fará a metade das 16 vagas.


O QUE PENSO?

Num exercício absolutamente de opinião apontamos como poderia serem preenchidas as vagas na Câmara. Observe, no entanto, que geralmente em cada eleição aparece alguma surpresa como do partido que nem se conhecia bem e vai lá e emplaca dois eleitos. Ou então daquele outro que é super poderoso, mas que circunstâncias da majoritária o faz somar poucos votos e não eleger quase ninguém.


A REALIDADE EM NÚMEROS

Conforme já ponderamos aqui, Lages contabiliza quase 123.000 eleitores. Considerando a média histórica de abstenções, brancos e nulos, deveremos totalizar entorno de 100.000 votos válidos para vereador. Dividindo esse quantitativo por 16 vagas, chegamos ao número de 6.250. Significa que a cada 6.250 votos, o partido ou a coligação elege um vereador.


NOSSO PROGNÓSTICO

A análise abaixo é aleatória e considera a formação de coligações, alinhamento à majoritária e a relação de candidaturas à Câmara. E logicamente a ponderação não é precisa, nem científica. É apenas opinião. Acompanhem:

PSD, PSB e PROS – Elegem entre 3 e 5 vereadores

PMDB (PURO) – Elege entre 3 e 5 vereadores

PP (PURO) – Elege entre 1 e 3 vereadores

PSDB – PPS e PTB – Entre 2 e 3 vereadores

PR e PDT – Entre 2 e 3 vereadores

PSC – Elege entre 1 e 2 vereadores

DEM – PSDC – PT e PT do B – Entre 1 e 2 vereadores

PTN – PV – PRP e PCdoB e SD – Entre 0 e 1 vereador

PTC – PEN e PRB – Elegem entre 0 e 1 vereador

Camara16

Não estão no páreo disputando a reeleição Juliano Polese (PP), Rodrigo Silva (DEM), João Alberto, Eloi Bassin  e Hampel (PMDB)

Sem comentarios

Deixe uma resposta