Lages: Rede de gás será instalada sem fazer buraco

Lages: Rede de gás será instalada sem fazer buraco

0 125

Está sendo licitada e inicia até o final do ano a obra da chamada rede estruturante para fornecimento de gás para indústrias de Lages. A tubulação subterrânea vai cortar a cidade. As obras devem ser iniciadas até final deste ano. O gás que vai abastecer o sistema deve vir de Rio do Sul no chamado gasoduto virtual, quando o gás é liquefeito ou comprimido (GNL ou GNC) e pode ser transportado por meio de um caminhão apropriado (medida adotada para antecipar a chegada do gás na cidade até que fique pronto o gasoduto [Rio do Sul –Otacílio Costa – Correia Pinto – Lages]).

Gas01

Este é o mapa por onde passará a rede de gás utilizando a Avenida D. Pedro em direção à Lactoplasa


O CAMINHO DO GÁS DENTRO DE LAGES

O projeto total abrange 22Km, sendo que no primeiro momento devem ser construídos 8Km. A rede estruturante sai de um ponto próximo ao Parque Conta Dinheiro, passa pelas Avenidas Luiz de Camões, Dom Pedro II e Santa Catarina, chegando até as empresas Yakult e Lactoplasa. A partir dessa rede, posteriormente, será ramificada para indústrias, postos de combustíveis, etc.


REDE SEM FAZER BURACO

O mais interessante é a forma como será construído o canal subterrâneo. Na licitação foi adotada a necessidade de perfuração direcional, também conhecida como método não destrutivo (MND). Essa tecnologia evita transtornos com obras na cidade, pois permite apenas uma perfuração no inicio e outra no final do trajeto. Por meio de uma broca com sensores de monitoramento é possível escavar o solo desviando de obstáculos ao longo do percurso.


Informações: Puel Assessoria

Sem comentarios

Deixe uma resposta