Candidaturas: Segue suspense em Anita e Campo Belo

Candidaturas: Segue suspense em Anita e Campo Belo

0 1069

Havia expectativa de que nesta sexta-feira, 09, aparecesse no sistema de registros de candidaturas do TSE alguma decisão em relação às candidaturas de Beto Marin (PSD) e Firmino Branco (PP). Eles concorrem a prefeito por Anita Garibaldi e Campo Belo do Sul, respectivamente. Mas em ambos os casos o Ministério Público Eleitoral entrou com representação contra o deferimento das candidaturas. Ambos têm contra si, decisões administrativas e políticas que, pela lei, os tornam inelegíveis.


SITUAÇÃO DE BETO MARIN

Um decreto de n.º 223/2009 assinado por aquele que concorre a vice de Beto Marin, o então presidente da Câmara, Adelino Dutra, informa a rejeição das contas do candidato quando prefeito no ano de 2004. Outro decreto de n.º 234/2013 assinado pelo presidente da Câmara, Vildemar Mattos (Ina) informava a rejeição das contas em relação ao no de 2011. Consta ainda que haveria um terceiro ano (2012) que Beto Marin tivera as contas rejeitadas. E por conta dessa sequência de problemas, o Promotor de Justiça Eleitoral pede a impugnação da candidatura de Beto.

BetoAG

Registro de arquivo de Beto Marin (direita) com o deputado Gabriel Ribeiro. Juiz Eleitoral irá decidir se Beto, com tantas contas rejeitadas quando prefeito, poderá ou não ter a candidatura a prefeito deferida



EM RELAÇÃO A FIRMINO

BRANCO EM CAMPO BELO

O TCE/SC recomendou a rejeição das contas de Firmino Branco (PP) em seu último ano de mandato (2012). Essa recomendação foi analisada pelos vereadores de Campo Belo que confirmaram a referida rejeição. Com isso, Firmino está dentro dos critérios para a inelegibilidade. O que a defesa dele pode atacar (não sei se o fez) foi o rito da rejeição das contas na Câmara (defesa de Denilson Padilha em Otacílio Costa adotou essa estratégia). Na terça-feira, 06, houve audiência na 52.ª Zona Eleitoral de Anita Garibaldi sobre o assunto e o juiz eleitoral Edison Alvanir Anjos de Oliveira Júnior poderá proceder decisão sobre o caso de hoje para amanhã.

CBScoliga01

Firmino Branco teve contas rejeitadas que, em tese, o enquadram como inelegível. Mas cabe ao Magistrado da Justiça Eleitoral analisar a defesa, ouvir testemunhas e a partir disso sentenciar deferindo ou indeferindo a candidatura


E…

Por conta dessas duas situações, permanece o suspense sobre essas duas candidaturas na Região dos Lagos, no caso Firmino Branco (Campo Belo) e Beto Marin (Anita Garibaldi). Interessante que antes de Beto Marin ser homologado candidato a prefeito, o nome do PSD para a disputa era Júlio Pinheiro. Ele acabou sendo afastado da disputa e Beto assumiu a peleia. Seu vice, que por sinal, embora tenha domicílio eleitoral em Anita, reside em Lages, Adelino Dutra, poderá ser colocado na condição de candidato, caso Beto tenha a candidatura indeferida.

SIMILAR ARTICLES

Sem comentarios

Deixe uma resposta