PMDB diminuiu na Serra e mantém força em SC

PMDB diminuiu na Serra e mantém força em SC

1 371

Com 50% de votos a mais do que o segundo colocado na eleição municipal (o PSD) e com o maior número de vereadores eleitos em SC, o PMDB que elegeu 99 prefeitos, 71 vices e 855 vereadores é a maior força política do Estado. São os números consolidados que indicam isso. E esse balanço do primeiro turno das eleições foi um dos assuntos do almoço da bancada com a presença do vice-governador Eduardo Pinho Moreira. De acordo com o coordenador das Eleições 2016 e líder da bancada, deputado Valdir Cobalchini, o foco agora é o segundo turno do processo eleitoral, nas cidades de Florianópolis e Joinville, com Udo Döhler e Gean Loureiro.

pmdb2016

Mauro Mariani, potencial nome do PMDB para 2018 com Dário Berger e Casildo Maldaner no registro do jornalista Marcelo Tolentino


MAIS DE UM MILHÃO DE VOTOS

O PMDB conquistou cerca de 30% dos votos válidos da eleição deste ano, totalizando 1.124.240 votos em todos os municípios nos quais concorreu com candidato a prefeito. O segundo colocado, o PSD fez 763,298 e o terceiro, o PSDB, saiu das urnas com 674.911. Ainda, segundo os dados apresentados por Cobalchini, o PMDB fez 350 vereadores a mais do que os progressistas, que elegeram 496. Ao todo, 855 peemedebistas garantiram vaga nas Câmaras, número que representa 29,50% do total. Em terceiro lugar, o PSD aparece com 458 eleitos, seguido do PSDB com 355.


ONDE O PMDB PERDEU FORÇA?

A Serra Catarinense, embora com baixa densidade eleitoral, perdeu força e espaço no mapa das conquistas do PMDB. A sigla deixará de ter prefeito a partir de 2017 em Lages, São Joaquim, Urupema, Cerro Negro, Rio Rufino e Palmeira. Tendo mantido as prefeituras de Campo Belo, Painel e Bocaina do Sul e perdido a eleição onde concorria em Ponte Alta, Correia Pinto e Otacílio Costa.

padredf

Padre Edilson com Dário Berger e os vereadores Denise e Ademir Martins (PPS) comanda Campo Belo, onde o PMDB garantiu reeleição na Serra

SIMILAR ARTICLES

1 Comentario

Deixe uma resposta