18 de Outubro: Um reconhecimento ao médico

18 de Outubro: Um reconhecimento ao médico

1 1016

Já me disseram que sou hipocondríaco.

Bobagem porque nem tem remédio para isso (ainda). Mas se tivesse, por certo, aqueles médicos que me aturam já teriam me ajudado. Neste 18 de outubro precisamos reverenciar a atuação desses profissionais que dedicam a vida à Medicina. São pessoas que, muitas vezes, renunciam à tranquilidade do convívio em família ao se dedicar para cuidar de todas as famílias. Nos plantões, casos de emergência ou no cotidiano dos consultórios, lá estão eles, atentos e solícitos.


E…

Se tivesse que fazer uma lista dos médicos aos quais devo a qualidade de vida e a saúde, a relação seria enorme. Do neurologista Júlio César Gargioni que incomodo umas três vezes por ano para tratar de uma enxaqueca ao urologista Álvaro Vedana, passando pelo Doutor Guzatti (Zola), Paulo César Duarte da Costa, entre vários outros, os quais já frequentei seus consultórios. Além da relação clínica, temos com alguns relação de amizade e de gratidão com o que fazem pela família da gente. Na história recente, dois desses anjos da guarda salvaram a vida do meu filho (Dr. Rosado e Dr. Ângelo Muniz).


ASSIM

Que esses médicos que vez ou outra recebem uma crítica aqui e acolá, que sofrem as incompreensões da atividade, que são mal tratados por palavras de quem desconhece a realidade ou a situação, que perdem o sono angustiados por comentários maldosos e injustos, que mesmo apesar de toda a pressão da sociedade, seguem atuando, que todos se fortaleçam nessa nobre missão de salvar vidas. Que Deus saiba recompensá-los porque a gente sabe que não existe valor monetário que pague a intervenção desses profissionais para garantir vida de todos nós!


E MAIS

Num momento de um setor de Saúde com constantes dificuldades, com prioridade apenas teórica em termos de atenção, com sucateamento em estruturas públicas, com pouca gente para atuar e muita demanda para atender, que todos os médicos saibam administrar tudo isso e sigam fazendo o que melhor sabem: tirar um sorriso de quem se angustiou por causa de problemas da Saúde.

Sintam-se todos, agradecidamente, reconhecidos!

rosado

Do meu banco de imagens compartilho alguns desses profissionais que, assim como os demais colegas, fazem a diferença, atuando nas suas respectivas áreas e especializações. Médicos como Dr. João Rosado…

belmiro

Também médicos que também são empreendedores como Dr. Belmiro!

ceronm

Médicos como Dr. Marcelo Ceron que leva a esperança e a qualidade de vida para portadores de uma das enfermidades mais angustiantes, o câncer!

heronzs

Médicos que trazem à vida essa gente cheia de vida, como Dr. Heron!

suzin

Médicos que além da Medicina, são bons gestores, como Dr. Susin!

cristinasubz

Médicos que vão além na atuação comunitária, atuando na universidade, coordenando curso para que tenhamos mais médicos formados por aqui!

100

Enfim, médicos que resolvem ser também políticos e que, embora no registro acima esteja aplaudindo e homenageando, é ele (no caso Dr. Fernando Coruja) que merece, com os demais colegas, a homenagem e o reconhecimento pelo Dia do Médico!

1 Comentario

  1. Eu particularmente homenagearia nossos amigos cubanos e venezuelanos que deram uma lição de moral aos médicos brasileiros, no tocante a humildade e a dedicação aos pobres, porque podendo pagar qualquer médico nos adora. mas a ética humanística ainda está longe dos consultórios médicos.

Deixe uma resposta