Abreu Garcia: Vinícola celebra primeira década

0
308

Esta quarta-feira, 26 de outubro, é muito especial para a Vinícola Abreu Garcia. Nesta data, há exatos 10 anos, era plantada a primeira muda de uva (da casta Merlot) na vinícola, em Campo Belo do Sul, a 1.000 metros de altitude acima do nível do mar, na Serra Catarinense. Uma extensa programação foi criada para comemorar a data, desde o lançamento do Espumante Geo, apresentação do novo site, premiação e degustações especiais.


COMEMORAÇÃO DA DÉCADA

O evento vai ocorrer no dia 5 de novembro, na vinícola, e reunirá os que contribuíram para o sucesso da Abreu Garcia: pesquisadores, políticos, empresários. Consagrada por seus encantos geográficos, como as montanhas e os cânions espalhados sinuosamente por extensas áreas, a fascinante região da Serra catarinense abriga um tesouro de inestimável valor…

abreu02

Isso graças a uma bem-sucedida experiência do médico Ernani Garcia e da advogada Janaina Abreu. O casal, movido pelo impulso de realizar sonhos, escolheu nos anos 2000 a Fazenda Campo Belo, em Campo Belo do Sul, para criar e inovar a vitivinicultura.

abreu03

A propriedade, privilegiada pela exposição ao sol e clima típico europeu, oferece as condições ideais para o cultivo das uvas e convida para o desfrute dos melhores prazeres do vinho.

abreu5

Um dos momentos marcantes no início da Abreu Garcia foi a colheita do primeiro cacho de uva, em 21 de março de 2009. Tinha que ser especial. E foi. Com o filho primogênito Arthur no colo, o casal Ernani e Janaína começou uma colheita que não parou mais. Hoje, são produzidas cerca de 30 mil garrafas/ano de vinhos e espumantes.


CAPELA

É admirável na propriedade a capela construída em taipa de pedras extraídas da fazenda. A construção teve início em 2007 e concluída dois anos depois. Foi edificada por tradicionais taipeiros da região. Como os proprietários são devotos de Santa Clara, ela foi homenageada tendo sua imagem presente em um dos lindos vitrais e no altar. No ano de 2009, foi celebrado o batizado do primogênito Arthur Abreu Garcia e, quatro anos depois, batizada a filha caçula Manuela Abreu Garcia.

abreu04

 Em julho deste ano, ela serviu para o primeiro casamento em setembro. Devido à beleza arquitetônica, atualmente a capela tem sido muito procurada para ensaios fotográficos.


SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Está localizado na Abreu Garcia um danceiro indígena do século XV, onde se realizavam cerimônias e funerais, a fim de venerar e enterrar os antepassados mais notáveis em um local sagrado. O monumento é composto por dois anéis, o maior possui 42 metros de diâmetro e o menor com 15 metros, compondo dois círculos perfeitos.

abreu01

No anel menor, cujo centro é coberto de terra, foram encontrados 16 vestígios de ossadas previamente cremadas. Algumas destas ossadas foram datadas revelando a existência de uma civilização existente entre os anos de 1450-1650 depois de Cristo.


VERMENTINO

É nesse clima, de protagonismo e comemoração, que a primeira década da Abreu Garcia se consolida. Como marco desta data, o lançamento do primeiro espumante Vermentino do país é um expressivo emblema do sucesso e prosperidade do empreendimento. Denominado Geo, em homenagem ao milenar geoglifo engastado na propriedade de Ernani e Janaína, o precioso Vermentino brasileiro tem origem nos parreirais das cobiçadas uvas das deslumbrantes ilhas de Sardenha e Córsega, cujas mudas foram cuidadosamente trazidas nas mãos do Dr. Ernani em uma de suas visitas à Itália.


UVAS CULTIVADAS

Essa trajetória conta ainda com o apoio da EPAGRI e a assistência da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária da UFSC. No centro dessa união, o jovem vinhedo, de mudas provenientes de viveiros da Itália e do Sul de Minas Gerais (Vitácea Brasil), certificadas na França. Aqui, são cultivadas as uvas merlot, malbec, pinot noir, cabernet sauvignon, sauvignon blanc, chardonnay e vermentino.


Informações: Paulo Scarduelli

Imagens: Abreu Garcia/Divulgação

Conteúdo: Informativo e não publicitário

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here