A Serra Catarinense na Guerra do Contestado

0
642

Advogado João Carlos Matias tem apresentado aos leitores do Jornal Correio Otaciliense relatos de uma Serra Catarinense de outros tempos. Aborda questões do nosso cotidiano, desde as benzedeiras, carneações, atividades madeireiras, bailes de antigamente, entre outros temas. Relatou até o episódio que envolveu a possibilidade do atual município de Palmeira receber a estrutura da Capital de SC (foram feitas demarcações e até um decreto para trazer a Capital para a Serra).


MAIS

Matias tem como pautas futuras a história de um ‘butiazeiro artilheiro’. Era uma árvore que resistia dentro de um campo de futebol e, por vezes, contribuía para um dos times. Outro relato futuro é sobre as tradicionais ‘vendas’, os armazéns de antigamente de secos e molhados, tão comuns no interior de nossos municípios. E nesta semana, porque um dos mais violentos conflitos armados do Brasil completa um século, João Matias escreveu sobre a Guerra do Contestado:

guerra01

guerra02

guerra04

 

guerra03

ATÉ CERRO NEGRO

ENTROU NA GUERRA

guerra06

O inteiro teor do relato absolutamente didático sobre o conflito armado e inclusive essa relação entre a Guerra do Contestado e Lages (que no meu caso eu nem sabia), está nas páginas do Correio Otaciliense desta semana. Ali há um relato também sobre a origem do conflito armado!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here