Lages de todos os tempos e pertinho dos 250 anos

2
915

Almirante Soares Filho continua recheando a página Lages 250 anos com imagens significativas dos tempos idos da paróquia. Nesta semana alguns registros passaram a integrar o acervo que ele compartilha com a plateia que o acessa.

lages1977n

Estamos em 1977. Atentem para a pequena quantidade de prédios há quase 40 anos. Aquele ‘capãozinho’ de mato ali quase no meio é o Tanque. A Avenida Carahá de chão batido no alto à esquerda e outras curiosidades que a imagem permite observar (clica na imagem que ela fica bem grandona)

ruaovc

Um contraste de antes da Rua Otacílio Costa, que é popularmente chamada da ‘rua da vergonha’. Não porque a Câmara de Vereadores está situada na via, mas porque garotos e garotas de programa utilizam a mesma para aguardar clientes. Essa imagem é de 1973…

lagesrovc

Aqui a mesma rua Otacílio Viera da Costa num registro 43 anos depois…

lagesteatr

Dias desses se discutiu sobre o Teatro Carlos Gomes em Lages. Sim, imponente e bem frequentado, a casa de espetáculos funcionava para cima do atual Serra Shopping na Rua Nereu Ramos

lagesprefe

Olha que imagem interessante de um evento militar na frente da Catedral com a Prefeitura ao fundo como testemunha

lages1936b

Outra imagem rara da Catedral no ano que completou 14 anos de inauguração (ela foi concluída em 1922)…

lages1957

Uma nevasca em Lages naturalmente depois de 1922 porque a Catedral Diocesana já está lá imponente!

lagesan

E antes da Catedral Diocesana ser erguida, a matriz provisória ficava ali à esquerda, onde atualmente funciona a Escola de Artes. Na casa da esquina à frente está o prédio onde, no térreo tem o Julius Café

walterh

Quero reverenciar também o esforço desse cidadão no centro da imagem, Walter Hoeschl Neto. Ele faz um trabalho espetacular de digitalização dos registros fotográficos da história de Lages. Efetivamente é o homem responsável pela transição do papel para o digital das imagens que resgatam um pouco daquilo que nossa cidade foi no passado. Que o futuro saiba recompensar a dedicação de Walter Hoeschl Neto pelo empenho e carinho pela nossa história!


Imagens deste post do acervo de Almirante Soares Filho e do resgate de Walter Hoeschl Neto

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fiz no Colégio Aristiliano Ramos nos anos 70 um curso em que a janela dava para a imagem da Catedral a noite, sempre guardo esta lembrança, apesar de pequena o bucolismo da cidade era apaixonante, ainda vou no calçadão comprar revistas e jornais, pastel na petisqueira, pequenas coisas que ainda nos levam as lembranças de um período que não volta mais, fazíamos tudo com calma, com tempo, a vida corria solta e leve. Na rua Deodoro hoje Banco do Brasil tinha uma lanchonete com cadeiras de vime e observar o movimento da rua era a atividade agradável daqueles tempos juvenis.

  2. Eu terminei o segundo grau em 79, e aí já tinham outros prédios nesse entorno, o da Embratel já tinha sido terminado, outro edifício ao lado da Embratel também. Acho que esta foto é do começo dos anos 70.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here