População de javalis se reforça para safra na Serra

População de javalis se reforça para safra na Serra

1 366

Você pode ter deixado de ouvir o assunto neste segundo semestre. Mas não significa que ele está contornado ou administrado. Trata-se da proliferação de javalis – porcos do mato – principalmente nos municípios da chamada Costa do Pelotas (de São Joaquim a Celso Ramos passando por Capão Alto, Campo Belo e Cerro Negro). Ocorre que estamos num período de entressafra e, assim, os animais se proliferam, mas sem causar danos elevados nas propriedades. Os prejuízos maiores se registram em épocas da plantação próximo à colheita, que não é o caso deste período de pós-plantio.


ANIMAIS SEGUEM SE MULTIPLICANDO

Há uma ação coordenada pela Polícia Ambiental de Lages em parceria com produtores rurais que apontou a forma mais eficaz de combate e controle. É a instalação de armadilhas (gaiolas de ferro) a partir de uma iniciativa pensada pelo pecuarista Geraldo Vieira. Há ainda orientações nos municípios e autorizações de caçadas, cumprindo a série de regras. Porém, tais providências não serão suficientes para que os produtores enfrentem prejuízos e perdas na época da colheita. Os animais seguem se multiplicando e, além da colheita deste ano, a safra de pinhão contribuiu para que os javalis engordassem, facilitando ainda mais a reprodução.


DOMESTICANDO OS JAVALIS

Há vários relatos de providências relacionadas à domesticação dos porcos do mato (javalis). Alguns são apanhados quando pequenos e levados para as propriedades onde passam a ser criados com os suínos. Outros se cruzam, dando origem ao chamado javaporco. Significa que há esforço para controle, mas por enquanto, a situação segue preocupante. Enquanto isso, imagens sobre a caça (autorizada) chamam a atenção, evidenciando o tamanho dos animais encontrados nos dois lados do Rio Pelotas.

javali2016

Esta imagem é recente e inédita aqui na página evidenciando o tamanho dos bichos encontrados no mato



CONHEÇA O RESIDENCIAL TERRA:

PRONTO PARA MORAR E VIVER BEM!

Empreendimento diferenciado e com elevado padrão de qualidade, o Residencial Terra está pronto para morar. Você financia com facilidade e excelente localização. Visite, conheça e confira!

terrayy

Aqui está o prédio pronto e com todas as opções que somente um empreendimento diferenciado pode oferecer. Você pode negociar e se mudar imediatamente. Mais informações aqui.  Informações também neste telefone (49) 9162 6278!

1 Comentario

  1. Uma vez publicaram um foto russa de javalis que não existem em nossa região, pela vegetação deu para notar o equívoco, os javalis das estepes frias da Rússia são bem peludos. Agora se tivéssemos tigres de bengala na serra, quase que automaticamente seriam extintos sem precisar matá-los. Poderiam os javalis serem adequados e usados em outras atividades, como em São Paulo aonde a carne é apreciada nos restaurantes mais caros e a carne tem baixo nível de colesterol.

Deixe uma resposta