Coruja sobre Trump: ‘Um louco com método’

9
2174

Para Coruja, apesar de conservador e intolerante em relação às minorias, Trump não fará um governo divorciado da tradição dos EUA. “As instituições americanas são mais fortes que as pessoas, e é pouco provável que haja mudanças substanciais na política americana. Ouso dizer que não vai acontecer nada diferente”, analisou comparando a aparente loucura de Hamlet, de Shakespeare, aos discursos exacerbados de Trump. “O homem é maluco? Instável? Evidentemente tem posicionamentos que não parecem razoáveis, mas posicionamentos em função da política, para receber apoio do eleitorado e teve sucesso. É loucura, mas tem método”, avaliou Coruja.

coruja001

Ao comentar a vitória de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos, o deputado Fernando Coruja parodiou o escritor Tomasi di Lampedusa e referiu-se ao resultados das eleições que derrotaram a candidata Hillary Clinton dizendo a seguinte frase: “algo deve mudar para que tudo continue como está”.


SOBRE A FRASE

A citação de Coruja, um devorador de livros, foi pronunciada por um personagem do livro O Leopardo, de  Lampedusa. “Lá nos Estados Unidos, como aqui, as pesquisas, e por serem pesquisas, erram. Trump derrotou Hillary, os crédulos e os incrédulos. Alguns já dizem que estamos diante de uma grande revolução, o principal acontecimento desde a Segunda Guerra Mundial. Não acredito. Trump vai governar à maneira dele, mas vai ficar tudo do jeito que está”.


EXEMPLO NO BRASIL

Coruja lembrou que no Brasil as eleições deste ano trouxeram exemplos assim.  Citou a vitória de Marcelo Crivella (RJ), representante de um modelo conservador, defensor da teoria criacionista, ex-bispo da Igreja Universal. No outro lado, Marcelo Freixo, um professor de história e defensor da legalização do aborto e das drogas, que encarnou a resistência das forças de esquerda em plena crise do PT. “Eu estava torcendo pela Hilary, mas quando o voto escolhe, temos que refletir e aceitar. É importante entender o recado que vem das urnas”.

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. “Eu estava torcendo pela Hilary, mas quando o voto escolhe, temos que refletir e aceitar. É importante entender o recado que vem das urnas” – Não só ele, toda a elite intelectual e mídia Brasileira torciam para Hillary; Nenhum analista político Brasileiro soube fazer uma análise real da situação;

    O único que soube fazer essa análise (com um ano de antecedência, sobre a vitória de Trump) foi o Filósofo Olavo de Carvalho, que por sinal, acerta todas; Cada dia acredito mais que esse senhor (o Olavo) seja o único cientista político que temos, que faz analises reais, com alguns anos de antecedência;

    O que há de errado com nossos “formadores de opinião”?

  2. Marcos, achar que o debochado, radical e fascista Olavo de Carvalho acerta todas é brincar com a nossa inteligência, se informa um pouco mais e vai achar outros personagens mais palatáveis do que esse radical de carteirinha. Acho que Olavo está fazendo escola e atraindo discípulos cada vez mais sem noção para a análise da realidade social. A sociedade americana formada por uma elite branca conservadora, agroindústrias e pobres de direita são diametralmente opostos aos negros e grupos sociais de risco e qualquer maníaco com discurso de aniquilação atrai esta turma e consequentemente sofrem influências desta pós modernidade individualista, com discurso fascista de uma direita a nível mundial neoliberal e nem, um pouco democrática, criam estes ditames de intolerãncia, divisão de classes, conservadorismo ao extremo, tudo isso serve para quê, meu amigo Marcos, serve para que os recursos mundiais que iam ´para a social democracia sejam endereçados ´para um neoliberalismo acumulador em que poucos serão os donos destes recursos e muitos serão os pobres que irão as ruas assaltar e defender esses acumuladores. É muito bonito eleger milionários pois até os pobres desejam serem milionários, mas ao serem usado para votarem são descartados em seguida. O mundo sofre um contínuo emburrecimento, talvez pela internet e a disseminação de discursos cada vez mais fascistas e nazistas providos de ódio. Veja FHC, o Brasil foi ao fundo do poço, Lula recuperou e pagou o FMI, talvez o seu guru as avessas não explique isso, ou a inteligência de um velho conservador e ultrapassado só sirva para emitir mensagens de conflitos e distorcimento de fatos que só ele sabe fazer . Que esse fascista continue bem longe. Por isso até o mais desmiolado coxinha nazifascista deve ter alguma chama de racionalidade em seu cérebro, todos nós sabemos que a sociedade deve evoluir e procurar um equilíbrio socio cultural que é o ápice da nossa civilidade, o retrocesso é o fim da sociedade e a divisão de classes a ruína social neste pós modernismo, parece que hoje é mais fácil eu querer tudo do que dar um pouco ao próximo, isso é fascismo puiro e deve ser negado por todos e esse Olavo de carvalho, um guru da desgraça infelizmente ainda ocupa no mundo um espaço precioso, ou seja ar, comida e espaço. Mas até aos radicais mais sódidos, o mundo e os malucos dá visibilidade e holofotes. Só a social democracia salva o mundo e nós também. A literatura política deve por mais alguns anos ainda tentar identificar o fenômeno Trump, Crivella, e outras aberrações que o povo está votando não para trazer soluções aos ´problemas sociais, mas para ampliar ainda mais os fossos das desigualdades socias.

    • É sempre essa mesma historia de “fascista”, “cacirdis”. Vocês não leem as obras dele, nem mesmo um único livro do cara, só sabem dizer “fascista!”; Isso é preocupante, porque vem da dita “elite intelectual”, logo, se nossa “elite” está assim, o que podemos esperar do resto da população;

      No Brasil não existe ninguém qualificado pra um debate com o Olavo; Lembra-se quando importaram o Aleksandr Dugin da Rússia? Nem naquele episódio os esquerdistas tiveram sucesso;

      Aproveitando, se quiser aprender o que é fascismo, pode começar lendo esse texto simples do “astrólogo”:

      http://www.olavodecarvalho.org/semana/fascismo.htm

      As palavras dele possuem substância, seus artigos são aproveitáveis, certamente é bem menos tedioso que seu comentário de 50 linhas, estilo “encher linguiça”, que resume-se em chamar de “fascista” alguém que você desconhece;

  3. Em tempo, nem sempre as voz das urnas dizem a verdade ou são a via correta. Geralmente o eleito, salvo poucos, não possuem dicernimento político para tal e votam no puro instinto ou tentando se igualarem ao candidato, por isso muitos pobres votando em milionários nas eleições, temos a característica do pertencimento na sociedade, quando o pobre pode pertencer no grupo do rico, só nas eleições, mas querer não é poder, mas me satisfaço votando no milionário e achando que ele vai m,e fazer elite, mas não observo que fui massa de manobra para tal.

  4. Que adiantou o Lula pagar a divida exxterna, que eram credores principalmente o FMI, e transformar a divida interna impagavel, onde sao credores os brasileiros. Va lamber sabao. Nao tem discernimento da nossa politica local, pois chama seus adversario de radicais, e quer dar opiniao sobre a politica norte americana. Radicais sao todos que nao se dobram a realidade, como e o caso dos fanaticos petralhas.

  5. Meu caro Jacinto vai se informar mais um pouco é salutar ler objetivamente sobre os fatos que o Pt empreendeu no país e não somente achar o que em nossas cabecinhas foi errado, Nunca na história do país o Brasil deu saltos de desenvolvimento a olhos vistos e você é testemunha disso. A política lageana ainda é feita por coronéis, por isso somos capengas em vários itens aonde outras regiões já alcançaram sucesso. Abraços.

  6. Nunca na história deste País se roubou tanto e em tão pouco tempo. E não somos nós, povão que diz isso, é o MP. Todas as cabeças iluminadas do PT, ou estão presos ou na eminência de irem para o xilindró. Que adianta pagar o FMI e delapidar a Petrobrás.

  7. srsrs os vanguardeiros e suas vanguardices… Vejo que os “testas oleosas” que se acham “cérebros brilhantes”…. os profetas do atraso e da mesmice… continuam com os mesmos devaneios… O tempo passa… o tempo voa… e os vanguardeiros do atraso… continuam numa boa… É a poupança BAMERINDUS…

    Três breves recados: (i) Não sabem nem votar para vereador e estão ai preocupados com as eleições norte americanas??? Vão trabalhar meu povo, que Lages precisa; (ii) Jacinto: Tchau Querido… Não se desespera não o Ceron ainda vai te convidar para PRESIDIR o Banco de Alimentos… e aí eu dou uma forcinha para você.. ok; e, (iii) Névio, meu querido… não jogue pérolas ao porcos…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here