Instituto: Sessão solene aos 250 anos de Lages

1
330

Na quarta-feira (16), o Instituto Histórico e Geográfico de Lages e o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina realizarão sessão solene em comemoração aos 250 anos de Lages. O evento acontecerá no Centro Cultural Vidal Ramos (Colégio Rosa), às 19h30min, reunindo autoridades acadêmicas e culturais. A sessão apresentará fatos surpreendentes sobre a história e o nome do município, e celebrará a ocupação oficial dos campos de Lages, iniciada em 1720 e concretizada em 1766, com a fundação da Vila de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages.


QUARTA CIDADE MAIS ANTIGA DE SC

“O evento terá o peculiar saudosismo lageano”, ressalta o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Cláudio Silveira. “Os dois séculos e meio de história nos colocam como a quarta cidade mais antiga do Estado (só São Francisco do Sul, Desterro (atual Florianópolis) e Laguna foram fundadas antes)”, lembra Cláudio Silveira.

vidalr

Os dois institutos realizam o evento que integra as comemorações do um quarto de milênio de Lages



OS 250 ANOS DE LAGES

Há uma sequência de reclamações sobre a discreta comemoração do aniversário de Lages. O problema é que um conjunto de fatores influenciou para isso. A crise nas prefeituras impediu um planejamento para evento mais pomposo na paróquia. Da mesma forma, a transição com a saída de uma administração e a chegada de outra também interferiu nisso. Talvez nos 300 anos a serem comemorados em 2066 estejamos dentro de uma outra realidade, podendo fazer uma festa mais a altura do que este cidade merece. O que nos resta é viver o passado – e do passado – relembrando imagens nostálgicas da paróquia a partir do acervo de Almirante Soares Filho. Observe essas duas abaixo:

lages1980b

Na parte de cima o entroncamento das ruas Frei Rogério e João de Castro, cortadas pela Rua Coronel Córdova (a esquina dos Correios). Abaixo o mesmo local, mas no sentido inverso, num registro de 1980

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Somente uma dúvida: aquelas fotos não seriam do início da década de 90? Na foto aparece a construção do Gemini que se não me engano é por volta de 1990/1991.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here