Pesquisa confirma os gargalos de Lages

2
242

Fecomércio realizou pesquisa sobre a prestação de serviços nas sete principais cidades de Santa Catarina. Os dados de Lages podem ser interpretados com aquela teoria com um copo contendo a metade de água. Os otimistas dirão que está meio cheio, os pessimistas que está meio vazio. Assim, os dados da Fecomércio sobre a paróquia apontam que a Segurança está meio ruim. A Saúde também meio ruim. E da mesma forma o serviço de água e esgoto (aqui considero um equívoco apontar esse setor como meio ruim).


OS ÍNDICES DOS TRÊS

SETORES ‘MEIO RUINS’

Numa escala de zero a cinco, a Segurança aparece com nota 2,73. O sistema de Saúde com 2,74 e o serviço de Água e Esgoto com 2,75. Insistimos que esse último serviço (operado pela Semasa) melhorou muito. A falta de água passou a ser absolutamente localizada e o esgoto é tratado em boa parte da cidade. Talvez o entrevistado tenha se equivocado e, ao invés de se referir ao serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto tenha dado nota à falta de saneamento básico em alguns pontos da cidade. E isso seria outra coisa.


SAÚDE E SEGURANÇA:

OS PIORES DA PARÓQUIA

Não surpreende que o item Segurança lidere com Saúde como os piores em prestação de serviços. O baixo efetivo de policiamento e, na outra ponta, o aumento da criminalidade, conjugados esses fatores, levam insegurança às pessoas. Da mesma forma, a resposta demorada aos problemas de Saúde (consultas, exames, fornecimento de medicamentos), justifica a nota ruim apresentada no levantamento da Fecomércio.


SOLUÇÕES

Enquanto o sistema de Saúde é atribuição do município, apontando o tamanho desafio ao futuro prefeito e sua equipe, a Segurança compete ao Estado. As entidades representativas da população poderiam utilizar tais dados para traçar um plano de reforço na área de Segurança. Até porque, nesse ritmo, infelizmente, a tendência é piorar.

pmv

A PM bem que tenta compensar o baixo efetivo puxando a população para ajudar. Mas atualmente há menos  policiais em Lages que num período em que a população era bem menor e o índice de criminalidade absolutamente mais baixo.



CONSTRUTORA TERRA APRESENTA

O RESIDENCIAL CENTENÁRIO

terrac01

Empreendimento Residencial Centenário está em construção e tem unidades financiáveis pela CEF a partir de R$ 135.000,00. Saia do aluguel. Conheça essa opção de moradia. Informações no portal da Construtora Terra e pelo telefone (49) 99162 6278

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Olha Edson, não sei se vc anda pelas ruas dos bairros de lages, mais propriamente lado Sul, esse tal de esgoto tratado é uma verdadeira FARSA pois por onde eles passaram (que mais pareciam porcos fazendo buraco), acabaram com o calcamento, que ja era ruim e ficou pior, apresenta vários vazamentos da rede de esgoto e fica em Céu aberto, buracos por toda a parte e sem contar que a falta de água é frequente aqui na nossa regiao sul da cidade. Então meu caro Edson a nota pra SEMASA deveria ser 0,5 não de meio ruim e sim de péssimo serviço, obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here