Diocese: “Acolhida criteriosa e para ser acertada”

Diocese: “Acolhida criteriosa e para ser acertada”

3 1768

Padre Guilherme Marcon Arantes escreve a respeito da mensagem de Padre Carlos Pamplona relacionada à saída do Bispo Dom Irineu da Diocese de Lages. Oportuno ler:

“Gostaria de expressar minha opinião e não julgamento sobre esta postagem e comentários. Encerrado o Ano Santo da Misericórdia percebemos o quanto foi frutífero e positivo para a grande maioria de fiéis católicos que procuraram rever seus passos e a reconciliação sacramental e praticar os atos de misericórdia. O acima exposto é uma carta DIRECIONADA aos PADRES, como podemos ler logo no início: Senhores Padres, desta forma, se chegou aos meios de comunicação acredito que não foi o padre Carlos quem encaminhou para buscar “holofotes”. Quando leio um comentário dizendo que “o bispo trouxe um monte de padres ‘expulsos’” percebo que o objetivo da ação evangelizadora da Diocese de Lages logo no início vai de encontro a esse comentário: “Nós somos o povo serrano, queremos nos evangelizar” demonstrando a falta de acolhida por parte de poucas pessoas. O triste é saber que são poucos os padre NATIVOS do território da Diocese de Lages e a maioria são padres egressos. Os maiores promotores vocacionais nos últimos tempos são os padres DE FORA”.


SEM DIVISÕES, MAS SIM UNIÃO

Segue Padre Guilherme na sua mensagem:

“Como seria a evangelização da Diocese SEM todos esses padres que tiveram a chance de recomeçar sua história vocacional a partir da acolhida de Dom Irineu e do Conselho de Presbíteros no extenso território desta Diocese? Essa acolhida sempre foi muito criteriosa e rezada para ser acertada, até onde acompanhei. Vamos olhar com mais carinho e motivar os jovens e acompanha-los no discernimento vocacional para que haja maturidade nas escolhas. Nós batizados, quando temos a tentação de falar mal, julgar ou condenar a Igreja, nos esquecemos que fazemos parte DELA e estamos assinando nosso atestado de falha por omissão, acomodação ou descompromisso. Neste momento precisamos nos unir em ORAÇÃO para que não haja mais divisões e sim união. Deus abençoe a todos”.


SOBRE A MENSAGEM DE

PADRE CARLOS PAMPLONA

Internauta André Luís escreve que:

“Convém esclarecer que este conteúdo é o de uma carta que o Padre Carlos encaminhou direto à Cúria e alguém divulgou. Enfim, a menos que seja vontade do próprio Pe Carlos que o seu conteúdo seja divulgado, caro Edson favor excluir o conteúdo deste post!”

Caro André, o teor da mensagem de Padre Carlos Pamplona foi direcionada a vários padres, como mostra o endereçamento do e-mail acima. Como aponta a mensagem de Padre Guilherme, não foi um desabafo aos meios de comunicação para buscar holofotes. Mas como a Igreja Católica é pública e eu faço parte dela desde que me conheço por gente, considero o assunto pertinente para compartilhar com nossos leitores. Não no sentido de expor, ridicularizar ou mal dizer quem quer que seja, mas de tentar respostas para essa situação de estarmos perdendo um Bispo. E por mais que pareça harmoniosa essa saída de Dom Irineu, particularmente considero inexplicável porque um Bispo não deixa sua Diocese assim, da maneira como está acontecendo. Lamento, quero entender, mas acima de tudo torcer que superemos isso porque a Igreja Católica é gigante. Gigante, do tamanho de sua gente!bispocbs01

O Bispo da Diocese de Lages na sua atuação in loco, nesse evento em Campo Belo do Sul. Sua saída para mim (o bloguista) é inexplicável!

3 Comentarios

  1. Parabéns Edson Varela por essa abertura !!!

    Igualmente a você sou católico batizado em Lages na Catedral onde grande maioria dos dias me direciono e faço minha orações . Frequento várias igrejas católicas da nossa cidade sempre com discrição . Estou muito entristecido por estar ocorrendo isso e adicionando a tragédia do futebol meu emocional está abalado . Porém não posso me omitir ao ler o conteúdo e digo a complexidade dessa carta vai além da nossa compreensão pois somos apenas os fiéis . Não estudei teologia pois é uma profissão digna de respeito ser padre e chegar ao alto clero. Nossa fé em Deus é que mantém essa instituição em pé durante milhares de anos . Muito passaram e passarão por ela o que tenho observado é que esses jovens padres estão oxigenando a igreja Padres como Fernando , Carlos , Marcelo entre tantos outros e cada um com suas singularidades vem transformando nossa diocese e vieram no tempo do Bispo D.Irineu . Ainda sobre essa carta imagino que está ocorrendo algum desentendimento interno e não se deve expor tanto essas indiferenças pois mesmo na igreja se formam grupos e cada um age com extremo conservadorismo e outros tentam acompanhar e aceitar as mudanças que o mundo vem apresentando . Nem preciso dizer que é necessário sempre ter um equilíbrio entres os grupos e que o Bispo atual tentou e tenta manter . Minha opinião pessoal sobre tal caso é que muitos não entendem o Papa Francisco e sua forma de administrar a igreja dando mais abertura e surpreendendo o mundo com suas ações mais espiritualizadas promovendo uma harmonia entre os cristão e não cristãos . Para bom entendedor meu recado está dado como um mero cristão observo a décadas os movimentos religiosos e acredito que depois de dissipada essa nuvem de fumaça nossa igreja e seus fiéis estarão mais unidos para continuarmos a tentarmos fazer da terra a casa de Deus … Que tenhamos um Natal com paz e harmonia !!!

  2. Caro Edson…. para que você reflita sobre os limites éticos da tal “liberdade de expressão”.. transcrevo o que escreveu Yves Mamou (Ex-Editor do le Monde) sobre vazamentos: “O vazamento de informações está para a democracia, assim como a tortura para a ditadura.””

    Eu me pergunto.. e peço que me esclareça se possível: Quem ganha com este tipo de jornalismo?? O que se ganha com este tipo de jornalismo??? Onde está o respeito a princípios básicos da Constituição, como: Presunção da Inocência, contraditório e ampla defesa??? Quem ganha quando esta em jogo a reputação de um pessoa, e apenas uma das partes se declara???

  3. Estas divergencias existem nas igrejas catóticas, creio eu, em todo o território nacional, porisso estamos perdendo bastante fiéis para outras congregações religiosas, fazer o que !!!!!!!!!

Deixe uma resposta