Proliferação de javalis ainda fora de controle na Serra de SC

2
1486

Há um esforço respeitável para o combate à proliferação de javalis na chamada Costa do Pelotas que vem desde os descampados de Bom Jardim, passando por São Joaquim, Coxilha Rica, Capão Alto, Campo Belo, Cerro Negro, Anita Garibaldi até Celso Ramos. Porém, o bicharedo tem se multiplicado de uma forma impressionante. A safra de pinhão manteve os porcos do mato com pêlo liso e agora eles vivem à espera da pré-colheita nas lavouras para atacar.

javalits

Essa imagem é o print de um vídeo que o amigo Thiago Silva fez numa das estradas do interior de Capão Alto e dá ideia da proliferação dos javalis na região


O PORTE DE ALGUNS JAVALIS

NA COSTA DO RIO PELOTAS

Troco informações com Volmar Alves. Ele é de São Marcos (ali na Serra Gaúcha) e atende os requisitos para a caça. Volmar compartilha imagens de alguns desses javalis que conseguiu caçar na região da Coxilha Rica, o lado catarinense da Costa do Rio Pelotas. Os animais que atacam plantações e levam prejuízos aos produtores rurais, reproduzem-se e se multiplicam. A caça (cumprindo os requisitos legais) é uma forma adequada para tentar controlar a proliferação.

javalic003

Volmar Alves com os cães treinados especialmente para a atividade, captura um exemplar desses javalis que se criam no mato na região da Coxilha Rica.

javalic005

Aqui o transporte de um javali capturado pelo Volmar Alves dá uma ideia melhor do tamanho do bicho

javalic002

Essa imagem é até curiosa. Os cães de caça pegando uma carona na caminhonete depois de cumprida a missão de localizar o porco do mato

javalic004

E aqui o Volmar Alves ao lado de outro javali estaqueado (pendurado) sob o acompanhamento atento do cusco


Imagens compartilhadas por Volmar Alves

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Não dá para ocuparmos o tempo destes caçadores na caça de nossos políticos, acho que os javalis se proliferam bem menos que eles. e não se alimentam só de pinhão, mas quem dera que fosse só disso.

  2. Quem sabe estes javalis não sejam a nossa redenção econômica para o futuro, já que Berneck, Sinotruk, Fabrica de balas, Novaer, ZF, e otras promessas devem ficar para as próximas eleições e o lageano criando expectativas sempre.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here