Semasa sobre aquele ‘pouco de cor na água’

2
288

Semasa emite esclarecimento sobre água amarela e barrenta que está chegando nas torneiras:

“Em períodos chuvosos a tendência é a água bruta (do rio) “sujar” (mais barrenta) e com isso o tratamento acaba por retirar mais sujeira da água carregando mais rápido os conjuntos de tratamento. Nesses casos, as limpezas dos tanques devem ser mais frequentes para evitar a suspensão do lodo que diminui a qualidade da água tratada. A ETA funciona em média no inverno cerca de 22h e no verão 24h. Paradas para grandes e pequenas manutenções impactam diretamente na quantidade de água distribuída. Logo, nos períodos de alto consumo e pós-chuvosos, para executar as atividades de limpeza (lavação dos conjuntos para retirada do lodo formado) ou qualquer manutenção que seja necessária são necessárias paradas de ETA ou diminuição da vazão refletindo na quantidade de água distribuída, pois no caso das limpezas são paradas de aproximadamente 4 a 5 horas”.


AINDA SEGUNDO

A NOTA DA SEMASA…

“Na situação atual, até que possamos realizar a limpeza dos tanques que estão bem carregados das constantes chuvas, principalmente devido à deficiência do conjunto n.º 02 de tratamento são ocorrências normais de todos os verões e períodos de alto consumo e que são menos ou mais significativas dependendo da qualidade da água bruta, mesmo assim, e com a ocorrência de um pouco de cor na água, está-se conseguindo manter os padrões de potabilidade exigidos pela Portaria 2914/11 de Ministério da Saúde”.


FAZ MAL À SAÚDE?

A Semasa não informou se o consumo da água de coloração diferente da tradicional – e que chega às torneiras – pode trazer ou não algum prejuízo à saúde de quem consome.

Pela explicação, o problema da água barrenta nas torneiras é o excesso de chuva e de consumo nesta época do ano

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por favor, está começando muiiiito mal. Explique como é feito o tratamento da água, aguas com resíduos em período de chuva não justificam a agua de qualidade inferior.
    Além disso a Semasa tem por obrigação efetuar análises de agua dos pontos da cidade para verificar a quantidade de resíduos que estão presentes na água, e para isso existe um limite deste material. Veja no verso da fatura da agua os resultados dessas análises.
    Qual a fonte que informou isso a você?????

  2. Continuando…. pergunte ao informante se estes resíduos na água não comprometem o efeito desinfetante do Cloro utilizado no tratamento da mesma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here