Facvest e o recuo no projeto de ensino à distância

0
394

Teor da reportagem no DC sobre a polêmica envolvendo o curso semi-presidencial de Medicina Veterinária – autorizado pelo MEC – do Centro Universitário Unifacvest repercute nas redes sociais. Houve posicionamento contrário das entidades que representam os profissionais da área. O reitor do Centro Universitário, professor Giovani Broering confirma que se optou por cancelar o Curso e outros à distância. A instituição está reforçando o foco nos 27 cursos presenciais que mantém, com a qualidade já reconhecida.


BROERING SE MANIFESTA

Ideia era não transformar em debate e nem discussão na imprensa. Porém, o professor Giovani Broering fez questão de esclarecer em conteúdo distribuído nesta quarta-feira, 08:

“Optamos por suspender as atividades de todo Projeto EAD e encerrar em definitivo alguns Cursos que o compunham. Ancoramos o Projeto EAD sobre 4 Cursos de sustentação. No início da construção eram 7, com a crise econômica brasileira retiramos 3, restando 4 com esta função. A partir desta realidade já detectamos dificuldades reais.

Para evitarmos um confronto com o Conselho de Veterinária e Fisioterapia que se colocaram frontalmente contra o EAD decidimos recuar. Porém, a saída destes inviabilizou o restante. Os demais Cursos sozinhos não sustentam financeiramente o Projeto.

Para abrirmos com os Cursos que já estão no mercado, financeiramente não há compatibilidade com os Custos exigidos pela metodologia que construímos. Montamos um conjunto de ações novas para a Educação à Distância. Trouxemos métodos e técnicas que estão sendo utilizadas nas melhores Universidades Americanas. Para funcionar sem as âncoras teremos que estudar muito para verificarmos a viabilidade.

Como isto não se faz do dia para a noite, estamos dedicados a avaliar se é possível. A corrente predominante no Conselho Universitário é a do encerramento total e definitivo.

Infelizmente alguns não perceberam que a educação mudou e ainda vai mudar muito mais. A diferença vai estar em ser um Profissional formado em primeiro na influência de novas técnicas e metodologia é o último”.

No final do ano passado o professor Giovani Broering dialogou com a imprensa sobre a ampliação da estrutura, reforço na qualidade e foco em mai cursos presenciais, como Medicina, além da aposta no formato de ensino à distância.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here