Prefeitura rompe convênio e prejudica estudantes

2
3017

O relato é de uma acadêmica. Aponta que a Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Educação, firmou convênio com a UFSC para o funcionamento da Universidade Aberta (UAB/Lages). O convênio apontava que a UFSC é responsável por disponibilizar equipamentos, mobiliários e material didático, sendo responsável também pela seleção e remuneração dos tutores presenciais e à distancia dos cursos. Em contrapartida a Prefeitura se responsabiliza por disponibilizar o espaço físico, a equipe técnica/administrativa, a manutenção, limpeza e segurança do imóvel.


SEGUNDO A ACADÊMICA…

“Terminamos 2016 com ótimas notícias de que o Polo Lages havia conseguido autorização para novos cursos: Pós-graduação em Gestão em Saúde e em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação Jovens e Adultos – PROEJA. Com isso nosso Polo fecharia o primeiro semestre de 2017 com 5 turmas. Agora tivemos a triste notícia de que a Secretaria Municipal de Educação simplesmente não vai mais cumprir sua parte no acordo, impossibilitando o início das novas turmas e deixando a ver navios uma turma de Administração e outra de Pedagogia, já em andamento”.


AINDA SEGUNDO ELA

“É impossível que um município como Lages, com tantas unidades escolares, não disponha de uma sala de aula para emprestar ao Polo UAB. Isso mesmo, o que precisamos é uma sala, pois minha turma (Administração) é totalmente à distância necessitando apenas comparecer para realizar as avaliações de término de disciplina. Essas que geralmente são aos sábados à tarde. Já a turma de Pedagogia é semi-presencial, tendo aula nas terças e quartas-feiras à noite”.


POR FIM ELA APELA

“Em nome de todos os acadêmicos do Polo UAB/Lages e dos futuros acadêmicos, pedimos uma resposta da Administração Municipal sobre o assunto, pois simplesmente nos disseram “se virem” e pronto. No próximo dia 18/02 alguns alunos terão avaliação de recuperação, e não sabemos nem onde e nem como essas avaliações serão realizadas, pois nessa data o Polo situado nas dependências do Sesi no Bairro Gethal já estará desativado”.

Prefeitura não cumpre convênio e estudantes não conseguirão concluir os cursos na Universidade Aberta em Lages


ENTÃO

Com a palavra a Prefeitura de Lages!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Administrador Publico que considera como Custo e não como INVESTIMENTO os recursos destinados à Educação, precisa ser CAÇADO… Onde esta o Ministério Público??? Depois quando eu insisto em afirmar que a vanguarda do atraso escolheu Lages como sua morada ultima e definitiva tem gente que fica brava

  2. O polo é uma conquista histórica. Desde 2005 através de convênio realizado pela prefeitura de lages e a Ufsc o povo serrano tinha acesso a graduação de qualidade e gratuita. Esse convenio foi firmado pelo prefeito da época Raimundo Colombo e a secretária de educação prof. Elza moretto. Tive o prazer de coordenar o polo nos últimos quatro anos . Qdo tivemos o total apoio da administração municipal na pessoa da secretária Marimilia transformar o polo ufsc em polo UAB assim oferecendo cursos de outras universidades federais e estaduais como ifsc e udesc. Importante ressaltar que a prefeitura é parceira pois quem oferece o ensino superior é Ipes e quem financia é a capes. Logo fechar o polo é impossibiltar o acesso dos menos favorecidos ao ensino superior. Sei como secretaria de educação que fui que a prioridade do município é o ensino fundamental. Mas nada impede de fazer parcerias e projetos, utilizando os recursos próprios, visando a educação como instrumento de libertação e ascensão. Logo essa atitude da atual administração é um retrocesso. E além de deixar 150 acadêmicos na mão. Lages deixou de implantar nove isso nove cursos de graduação e pós, que iria possibilitar mtos de nossos alunos do sistema municipal fazer uma graduação. Agora só resta ter dinheiro para estudar em universidades particulares. Isso é triste. E para mim só restou pedir a aposentadoria depois de 36 anos saio desencantada por considerar que educação não é prioridade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here