Quais mudanças para o trânsito de Lages?

0
578

A frota de Lages rompeu a barreira dos 104.000 veículos emplacados por aqui. Some-se a isso a chamada frota flutuante (veículos de outras cidades circulando na paróquia) e temos o cenário que nos remete ao risco de alguns nós no trânsito. No chamado horário de pico, atravessar uma avenida com semáforo requer paciência e atenção.


DIANTE DESSA REALIDADE

A Diretran fará mudanças elaboradas pela empresa Profuzzy há cerca de cinco anos. Diretor de Trânsito, Jacinto Bet, aponta que somente a primeira etapa do estudo foi iniciada, com a implementação de alterações na rua Lauro Müller e a construção da ponte na rua Anastácio Mota (Carahá). Bet salienta que no pacote de melhorias está o recapeamento de vias, desvio de tráfego, retirada de rótulas e recolocação de outras e perda de pontos de estacionamento.


UM SEMÁFORO A

MENOS NA CAMÕES

As mudanças já começaram: Na avenida Camões está sendo desativado o semáforo após o Hospital Infantil, a ser transferido para o cruzamento das ruas São Joaquim e Sete de Setembro. A rua Hercílio Granzotto voltará a ser de mão dupla, a pedido da população.


BINÁRIO DA SANTA CRUZ-ACIL

Na rótula das ruas Marechal Floriano e Deodoro, Afonso Ribeiro e Santa Cruz, ônibus de transporte coletivo fazem manobra perigosa à esquerda para acessar a Praça Joca Neves até o Terminal Urbano. A referida rótula passará por diminuição. E para melhorar o deslocamento dos ônibus, as ruas Santa Cruz e Monte Castelo terão sentido invertido, em vez de subida será descida. Veículos passarão até em direção ao Mercado Público, saindo na Carahá e acessando o Terminal. A rua Afonso Ribeiro a partir da Praça Joca Neves terá sentido invertido.


BINÁRIO DE ACESSO AO CENTRO

Rua Frei Gabriel é um dos principais gargalos. Ideia é implantar um binário no sentido de descida nesta via, até a rótula com a rua Frei Justino.  Haverá duas opções em direção ao Centro: Seguir pela rua Coronel Córdova, que deverá ser somente subida ou a rua Caetano Vieira da Costa pelo Colégio Rosa. A confluência das ruas Otacílio Vieira da Costa e Coronel Córdova deverá receber uma rótula (ali na esquina da CDL).

Esta rua paralela ao Bom Jesus terá sentido único nessa nova leitura sobre mobilidade para chegar e sair do Centro


SAÍDA PARA O CORAL

Outra mudança é na rua Lauro Müller. Restam algumas indenizações para serem feitas para o ponto de chegada da Lauro Müller com a Carahá, na altura da rua Baependi. Há um projeto de implantação de um viaduto em forma de S, com descarregamento de trânsito na Rua Brasília que, por sua vez, poderá se prolongar até a rua Fausta Rath, criando uma saída alternativa ao bairro Coral.


ENGENHARIA DE TRÂNSITO

Objetivo da administração é executar este planejamento nos próximos quatro anos. Ceron autorizou à Diretran contratar um engenheiro de tráfego para se dedicar ao assunto cientificamente conforme preconiza a lei.

Jacinto Bet e as ideias na cabeça e na ponta do lápis que serão executadas a partir da participação de um engenheiro de tráfego


MEIO MILHÃO EM

MULTAS POR MÊS

A arrecadação média mensal da Diretran, proveniente de multas, gira em R$ 500 mil, sendo R$ 100 mil de despesas com Correios; R$ 200 mil em aluguel de lombadas eletrônicas; 5% do valor para o Ciasc; 5% para o Detran; 15% para a Polícia Militar (PM), e 15% para a Polícia Civil. Sobram cerca de R$ 80 mil para aplicação em sinalização e educação de trânsito.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here