Obra na Coxilha: Suspense sobre posição do IPHAN

0
1197

Internauta faz a seguinte indagação aguardando decisão:

“Soube mais alguma informação sobre a implantação da obra em Coxilha Rica? As ponte estão em andamento, correto? Parece que o prazo de 15 dias pedido pelo IPHAN já se esgotou”.


ENTÃO, SOBRE A OBRA

NA COXILHA RICA

De fato fecharam duas semanas desde que a técnica do Iphan esteve em Lages, quando sobrevoou a região da Coxilha Rica e avistou in loco o traçado da rodovia (SC-390) que cortará os descampados, sem colocar em risco a preservação histórica dos Corredores das Tropas. A técnica informou que em 15 dias emitira o parecer e, como o prazo venceu, acreditamos que está pintando nesta semana essa análise. A torcida é para que haja a liberação do órgão.

Já colocamos esse print onde indica que o único local de encontro do Corredor das Tropas e o futuro asfalto é esse na altura da ponte do Rio Pelotinhas


CONVERSA COM UNCINI

Conversamos com o secretário da Agricultura, Osvaldo Uncini, sobre a visita da técnica do Iphan e a obra de asfaltamento desse eito de estrada em direção à Coxilha Rica. Ele se diz bastante otimista com a liberação pelo Iphan e apontou que cuidará pessoalmente de tratativas para que a obra ande. “Será um trecho a menos para nos preocuparmos em termos de manutenção. Isso sem contar a possibilidade de desenvolvimento do agronegócio nessa região de Lages”.


SOBRE AS PONTES

De fato a construção das mesmas estão em andamento. Embora não seja uma obra assim tão devereda. Chegamos a pensar que a região não enfrentaria problemas no inverno (com fortes chuvas e o risco da ponte de madeira do Rio Pelotinhas, por exemplo, ser carregada). Mas pelo que consta, a obra nessa ponte do Pelotinhas, não é coisa para ficar pronta neste ano.

A obra da ponte sobre o Rio Pelotinhas, pela estrada da Vigia, em direção ao Bodegão


QUE CORREDOR É ESSE?

Para você que está chegando agora no assunto, a preocupação de técnicos do Iphan é que o asfalto comprometa essa estrada cercada de taipas denominada Corredor das Tropas, monumento histórico da Coxilha Rica. Mas até onde a gente sabe, o asfalto vai para um lado e o corredor para outro na Coxilha!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here