Consel: De brigas de rua à concessão da BR-282

0
2686

Porque tudo envolve segurança, o Consel – Conselho de Segurança de Lages – colocou na pauta vários assuntos relacionados ao setor. “Essa interação entre comunidade e representantes dos segmentos é importante para ampliar o conhecimento de cada caso, avaliando e trabalhando em uma operação conjunta, para as devidas providências. O Consel está mobilizado para garantir a segurança em Lages”, explica Roberto Amaral, que preside no referido Conselho.

Amaral e a discussão coletiva sobre soluções para a área de segurança em Lages na reunião realizada na CDL


DRONES PARA SEGURANÇA

NO INTERIOR DA SERRA

Discussões sobre os casos de furtos e roubos no interior foram bastante acaloradas. Produtores rurais presentes queixaram-se que além dos furtos nas residências, o alvo também são defensivos agrícolas, que possuem alto custo para o produtor, e principalmente o furto de animais como gado. “Sabemos que é difícil manter a segurança plena no interior, por isso é preciso haver a união de todas as esferas para combater esses crimes”, aponta Marcio Pamplona. Uma das saída estaria na adaptação de um projeto que deu certo em Goiás, cuja parceria entre Polícia Militar, agricultores e o uso de equipamentos como drones melhora a segurança no campo.


CONCESSÃO DA BR-282

A demora no concessionamento da BR-282, segundo Roberto Amaral, pode ser considerada o maior problema que Lages enfrenta hoje. “Se houver o concessionamento somente da rodovia BR-470, a BR-282 acabará se transformando em uma rota de fuga do pedágio e a situação será agravada ainda mais. A saída mais plausível para este impasse é que se faça a concessão conjunta dessas duas importantes rodovias”, explica.


BRIGAS DE RUA

Parque Jonas Ramos (Tanque) está deixando de ser o principal ponto de encontro e descanso nos fins de semana onde famílias se reúnem para passar o dia, para se tornar cenário de brigas entre “gangues” de adolescentes. Inúmeras foram as ocorrências nos últimos dias para conter a ação dos baderneiros. Segundo o comandante do 6º BPM, tenente coronel Alfredo Nogueira dos Santos, as ações preventivas no Tanque são prioridade da polícia nos fins de semana. “Essas confusões entre os adolescentes são corriqueiras, porém a presença ostensiva da polícia para conter esses atos de violência também é. A presença das câmeras de videomonitoramento é também uma forte aliada para combater, ou ao menos inibir esse tipo de ato”, afirma.

O fórum de discussões no Consel é amplo e reúne representantes de vários segmentos, instituições e entidades em Lages


Informações e imagens: Jornalista Silviane Brum

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here