Qual nível de poluição da água no Salto Caveiras?

3
945

A partir de reclamações de que a água do Rio Caveiras na localidade de Santa Terezinha do Salto estaria contaminada e com situação de risco para banhistas, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente realizou análise laboratorial da água para avaliar o grau de poluição.


E…

A partir de amostras da água coletada em três pontos, foi possível o diagnóstico. A verificação é de que há contaminação. Porém, a geração da carga de nutrientes não é muito alta, mas suficiente para a formação de aguapés em função das altas temperaturas registradas. Quanto aos coliformes fecais, de acordo com o levantamento, o foco maior se concentra próximo ao atracadouro de lanchas no mercado.


ALERTA

Foram colocadas placas indicativas alertando sobre possíveis problemas de contaminação. “O importante é o fato de que a partir do diagnóstico da análise laboratorial, assinado pelo engenheiro químico do Consórcio Águas do Planalto, Altherre Branco, verificou-se que a poluição não é tão severa como se imaginava”, aponta Euclides Mecabô, secretário de Serviços Públicos.

Mecabô e seus ajudantes sinalizando alerta no Salto Caveiras


E O PEIXE DO SALTO CAVEIRAS

ESTÁ EM CONDIÇÕES DE CONSUMO?

Everton Goulart comenta o assunto acima, com uma ponderação pertinente:

“Caro Edson tem como apurar, se esse relatório traz um diagnóstico sobre os peixes: se podem ou não ser consumidos? Pois no Salto há pontos de venda de peixes pescados no local e também muitas pessoas que pescam lá por lazer e se alimentam dos mesmos”.


ENTÃO

Se a Prefeitura conseguir informar se a análise da qualidade da água aponta que os peixes são saudáveis ou não, seria oportuno!



NESTE SÁBADO TEM FEIRA

DE ANIMAIS NO GARDEN SHOPPING

Começa às 10 horas da manhã. É oportunidade para você adotar um peludo que só dá alegria na vida da gente!

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vamos de mal a pior. Esse rio nasce a mais de 1700m de altitude, no Morro das Antenas em Urupema e até Lages, ele vem limpo e saudável. Passou por aqui, já recebe todo o esgoto do Rio Ponte Grande e Carahá e se torna essa desgraça anunciada.

    A qualidade de vida na cidade vai de mal a pior… Não temos áreas verdes acessíveis (O Q ACONTECEU COM O PARNAMUL E A NOVA SEDE?????) não temos urbanismo como calçadas acessíveis, arborização em ruas e avenidas, calçamento nos bairros e ainda, agora, temos o nosso magnífico caveiras, rico em natureza e histórias, apodrecido pela falta de consciência dos miseráveis lageanos.

    E desde que quando nasci vejo a história que Lages já fora a cidade mais rica e progressa do estado. Acontece que as mesmas famílias da época, apoiadas aos votos dos miseráveis inconscientes, se mantém até hoje nesse status enquanto os pobres, ahh os pobres, vivem comendo poeira, chutando lixo na rua de suas casas, tendo que descontar toda essa falta do que fazer em bares, se alcoolizando e depois descontando as mágoas em suas companheiras. Que tempos difíceis vivemos.

    Maldita herança do errôneo orgulho na cidade onde os “políticos mais fortes do estado” nasceram. Mais forte para quem? O interesse de suas famílias e amigos em manter-se com grandes fazendas na Coxilha Rica???

    Precisamos melhorar a qualidade de vida dos lageanos e não querer trazer empresas de fora para fomentar ainda mais nuvem de inconsciência que paira há anos sobre esses lados. Depois que conseguirmos isso, quem sabe, voltaremos a ter os bons olhos dos que estão fora daqui.

  2. Além disso a secretaria do meio ambiente poderiam fazer um limpeza geral no salto! @tais como cortar gramas, matos, canteiros do que se chama asfalto, placas novas de orientação de trânsito, pinturas de faixas no asfalto, limpeza de entulho (devido ao bicho turista)enfim

  3. Além de matar o Carah e envenenar o Caveiras… nos lageanos somo os campeões universais de crimes conta o Aquífero Guarani…. que maravilha…. Um dia.. quando meu estômago suportar.. ( e mesmo sbendo que a midia bajuladora serrana vai ignorar), vou fazer uma relação das grande obras de construção em Lages que cometeram… impunemente…. crime ambiental contra este Aquífero… me aguardem

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here