Caçador gaúcho mostra javali abatido na Serra

34
510047

Segue a cruzada no combate ao javali nas serras de SC e RS. Grupos atuando de acordo com a norma, têm se lançado no abate desses animais que, coma chegada da colheita, multiplicam-se com uma velocidade ainda maior. Volmar Alves de São Marcos, ali antes de Caxias do Sul/RS, compartilha imagens e informações:

“Esse estava apavorando alguns agricultores da região com destruição em plantações e com alguns bezerros que vinham sendo encontrados mortos”.

O animal é tão grande que ocupa toda a carroceria da caminhonete. O trabalho de caça que Volmar Alves faz atende a exigência da lei, a partir da devida autorização de autoridades e o pedido dos próprios donos de terras para combater a ameaça.


AQUI NA SERRA CATARINENSE

A Polícia Ambiental mantém um trabalho que foca vários quadrantes: orientação, conscientização e abate. Armadilhas foram feitas em parceria com pecuaristas e armadas em áreas onde se concentra maior quantidade de animais. As orientações para o abate (caça) a partir de autorização foram disseminadas e há crença que a situação já estava mais fora do controle. A safra deste ano será o maior termômetro em termos de perdas e ataques de javalis em municípios como Capão Alto, Campo Belo e Cerro Negro, situados na chamada Costa do Pelotas, onde a presença dos animais ocorria de forma mais intensa até a safra do ano passado.

COMPARTILHAR

34 COMENTÁRIOS

  1. Fico imaginando quem teve a idéia idiota de trazer esses bichos lá da África e espalhar aqui no Brasil!!! Já não bastam os catetos e queixadas, aos milhares, na Amazônia e em Mato Grosso? Agora o jeito que tem é exterminar esses bichos, ou explorá-los comercialmente, não tem outro recurso!!!

  2. Gostaria de saber quem foi o idiota que teve a idéia estúpida de trazer esses bichos lá da África e espalhar aqui no Brasil! Já não bastam os milhares de catetos e queixadas na Amazônia e no Mato Grosso? Agora, o jeito que tem é exterminar esses bichos e aproveitar a carne e o couro comercialmente! Não vejo outra maneira!!!

    • Estes animais foram trazidos por um exótico criador de animais no Uruguay da Africa, depois que ele morreu , houve uma debandada de animais por todo o território Uruguaio e passaram o rio na fronteira quando estava baixo e ai deu nisto que estamos .

    • Falou uma analfabeto científico e comedor de carne podre. Queixadas e catetos são animais nativos e quem veio atrapalhar o ambiente foram os ruralistas com a criação de gado e soja. Ficam destruindo tudo para fazer essa agricultura atrasada. Os bandidos ruralistas estão transformando o Brasil em uma colônia agrícola da China.

  3. Quem estava com fome? o homem ou Javali! Matar um animal indefeso ou sem autorização das autoridades competentes é crime(…)Entretanto mesmo com autorização(…) a pergunta é, e é estava o o homem caçador com fome? Pois, creio ter boas e razoáveis razões para crer que, somente devemos causar a morte a algum animal, guando este estiver correndo risco de vida ou atacando um ser humano, humano. Caso contrário não devemos causa-lo algum mau(…),o mau com instinto de crueldade não jurística(…)É lamentável ver essa especie rara vitima de crueldade, vem sendo dizimada em nosso Estado, por caçadores de instinto(…)porém fica o registrado da minha indignação a esse caçador infeliz ou sortudo de trofel (…)só o tempo dirá(..), pois a consciência é um estado que provem das emoções dos sentidos(…)É o extinto de rebanho: “Instinto de Rebanho
    Em toda a parte onde encontramos uma moral encontramos uma avaliação e uma classificação hierárquica dos instintos e dos atos humanos. Essas classificações e essas avaliações são sempre a expressão das necessidades de uma comunidade, de um rebanho: é aquilo que aproveita ao rebanho, aquilo que lhe é útil em primeiro lugar – e em segundo e em terceiro -, que serve também de medida suprema do valor de qualquer indivíduo. A moral ensina a este a ser função do rebanho, a só atribuir valor em função deste rebanho. Variando muito as condições de conservação de uma comunidade para outra, daí resultam morais muito diferentes; e, se considerarmos todas as transformações essenciais que os rebanhos e as comunidades, os Estados e as sociedades são ainda chamados a sofrer, pode-se profetizar que haverá ainda morais muito divergentes. A moralidade é o instinto gregário no indivíduo.” “Que o supremo senhor da vida e da morte tenha compaixão(…)Obrigado por essas reflexões(…)momem tum…

    Friedrich Nietzsche, in ‘A Gaia Ciência’

    • “Espécie rara de animal” ? Hahaha ! Mas que barbaridade !
      Um animal destes, principalmente em rebanho é extremamente perigoso !

    • Tu leu a reportagem? Para de falar bobagem. E se gosta de javali leva pra casa. Acho que em minutos esse indefeso animal teria te estraçalhado por completo.

    • Mais uma criatura tacanha fazendo um comentário ridículo… Leia a notícia toda cabeçudo! O abate desses animais é LEI… Primeiro que ele não é nativo do nosso país, então não tem um predador natural. Uma super-população é extremamente nociva… Esse animal é super agressivo! Ele destrói plantações, mata animais de pequeno porte (inclusive os domésticos) e ataca pessoas… E em segundo lugar, matar animais com autorização é algo natural em todo o mundo. Vai estudar e para falar asneira. Ficar citando frase que pega na web não é cultura.

    • Cara, você é burro? Esse animal é uma espécie exótica que causa prejuízos às plantações, rebanhos e, inclusive, à fauna local!

  4. Carlos Roberto de Andrade e Silva, caçar javalis equivale a proteger o meio ambiente.
    Por acaso, você já viu o dano que eles fazem em mananciais e nascentes? Pisoteiam todo local, fazendo endurecer o solo e impedir o brotamento de água.
    O mais correto seria nem ter que pedir autorização ao IBAMA para a caça desse praga fora de controle.
    Fico impressionado como o eco-facismo chega a ponto de promover a destruição de biomas que, em tese, deveriam proteger.
    Não há nenhum respaldo científico, moral e até religioso para o abate de javalis na América Latina.
    E por falar em religião, até o judaísmo, que proibe a caça desportiva ou mesmo para consumo de carne, não se opõe à caça quando for realizada para o controle de pragas.
    Somente a “religião eco-facista” quer a proibição da caça. Para eles, somente o ser humano pode e deve ser caçado.
    Francamente! E tem gente que dá ouvidos a esse pessoal.

    • As entidades ambientalistas são a favor do controle por meio do abate dos javalis por saber que esta espécie causa sérios danos ao ecossistema e compromete a diversidade biológica e o equilíbrio do meio ambiente. Na verdade, a maioria dos estudos e artigos científicos publicados que defendem e provam que o abate é a melhor alternativa são de iniciativa de ambientalistas. Existem alguns grupos de protetores dos animais que defendem os javalis e são contra seu abate. Isso porque agem de forma sentimental e não se baseiam em estudos técnicos para dar embasamento ao seu discurso. Eles não avaliam que protegendo uma espécie exótica como o javali estão na verdade comprometendo uma infinidade de espécies silvestres que são realmente importantes para o equilíbrio do ecossistema.

  5. ¿cuando sera q el ser humano va a entender q somos una pieza mas de este rompe cabeza llamado naturaleza y q no tenemos x q matar a nadie ni a nada solo x q nos molesta ?

    • Boludo isso é uma praga no brasil, algum infeliz trouxe essa praga desse animal da africa pra comercializar aq e nao deu certo entao soltou na natureza ai eles se multiplicaram e danificam o solo e acabam com plantações, nao fale nada doque voce nao saiba.

  6. Boa tarde!!! Em primeiro lugar gostaria de dizer ao amigo que não estava eu com fome !!! Em segundo , vejo a falta de conhecimento do Senhor a respeito do assunto, quando vei por meio deste me criticar a respeito do assunto… tenho plena convicção de que o senhor é mais uma daquelas pessoas que trabalha em sima da teoria e não tem conhecimento da prática … também ficou-me muito claro que o Senhor não é nem um agricultor de pequeno ou grande porte , pecuaristas ou qualquer profissional da área agrícola !!! Tenho visto no meu dia dia inúmeras pessoas com pensamentos assim , mas com certeza são pessoas que não tem conhecimento da luta diária de nossos amigos agricultores que lutam de manhã a noite enfrentando sol e chuva ,friu e calor , estiagem,granisos e muitas outras mandados da natureza para sustentar o pessoal na cidade , que alguns vam ao mercado de sapatinhos bico fino roupinhas de marca ,, enchem um carrinho de
    produtos de origem agrícola , passam no caixa pagam e retornam a seus lares e nem sequer sabem o sacrifício do agricultor para aquele produto chegar até lá… Se não vir antes os ( indefesos jávali )como falou o meu amigo ali e destruírem tudo o que nos íamos comer comer daqui alguns dias !!!! Francamente meu amigo vai comprar uma inchada e plantar milho para engordar Jávali (indefesos) que tu vai pegar mais conhecido do assunto……

    • Isso mesmo!! Tem q abater mesmo.
      quem fica criticando o controle desses animais nunca nem deve ter sujado o sapatinho de terra não tem a menor ideia do o javali e capaz de fazer, esse bichos são capazes de destruí nascentes e veredas em poucas semanas sem falar no prezuizo em lavouras e nos animais nativos dá região .
      tem que combater mesmo , e os fresquinhos​ q fica falando bobagem aí leva um desses aí pro seu quintal! se eh não mora em apartamento!!!!

    • VOLMAR, BOM DIA. TENHO ACOMPANHADO AS MATÉRIAS SOBRE JAVALIS NO BRASIL, AS TENTATIVAS DE REAVALIAR AS AUTORIZAÇÕES DE CAÇA BEM COMO A UTILIZAÇÃO DE ARMADILHAS EM SUBSTITUIÇÃO À CAÇA. AQUI PERTO DE GUARATINGUETÁ/SP TEM UMA ÁREA INFESTADA DE QUEIXADAS E FAZENDEIROS SEMPRE FAZEM VISTA GROSSA PARA CAÇADORES QUE PASSAM LÁ MAS QUE NÃO CONSEGUEM EXTERMINAR A PRAGA. SEGUNDO O IBAMA, TEM 12 MIL CAÇADORES LICENCIADOS PARA CAÇA AO JAVALI (TODOS AMADORES) E QUE NÃO PODEM TRANSPORTAR NEM COMERCIALIZAR A CAÇA. AGORA É SÓ UMA QUESTÃO DE ARITMÉTICA: 12 MIL AMADORES CAÇANDO 2 VEZES POR MÊS DARÃO CONTA DE MILHÕES DE JAVALIS QUE PROCRIAM 3 VEZES POR ANO? PASSARIAM ENTÃO A UTILIZAR VENENO (COMO JÁ FOI SUGERIDO) CONTAMINANDO O MEIO AMBIENTE MAIS AINDA? ME CORRIJA SE ESTOU FALANDO BOBAGEM: POR QUE NÃO AUTORIZAR A CAÇA PROFISSIONAL DO JAVALI, COM AUTORIZAÇÃO DE TRANSPORTE, COMERCIALIZAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA CARNE? O OBJETIVO NÃO É ERRADICAR ESTA ESPÉCIE INVASIVA?

  7. ” Francamente meu amigo vai comprar uma inchada e plantar milho para engordar Jávali (indefesos) que tu vai pegar mais conhecido do assunto……”

    Volmar, tens meu total respeito e admiração! Que Deus o mantenha sempre no foco do bom senso.

  8. Para quem mora em metrópole é fácil condenar o extermínio de espécies exóticas, vai produzir alimentos para ver se não muda rapidamente sua opinião.

  9. Praga é o homem que se acha dono de tudo quanto é terra devia ir embora com tudo que possue dai nem teria mais nada nesse mundo de resto para outro mortal convencido que só atrapalha a natureza e se acha ainda ..

  10. O pessoal da cidade vai começar a se preocupar …quando os preços dos alimentos aumentar…fruto dessa “infestação”…desenfreada…primeiro veio pela fronteira…as autoridades nada fizeram…agora já está vindo para sudeste.. se nada for feito…breve nordezte…e quem sabe em todo território brasileiro…

  11. Se esse idiotas soubessem o mal que esse animal faz pra natuzera nao ficariam falando asneira.. nem o leão q e o topo dá cadeia alimentar não se mete com o javali pois eles andam em rebanho e matam qualquer coisa na sua frente, fora que ainda acabam com a flora arrancando raízes e matando todos que passam na sua frente

  12. Nossa tudo vira polêmica na internet, esse animal é muito perigoso ele mais feroz que se possa imaginar parabéns pelo comentário do caçador hj não mais agricultora, porém ainda tenho muitos familiares e a gente “agricultor” não temos nem condições de controlar essa praga obrigada por existirem pessoas que se preocupam com pessoas.

  13. Tao perigoso quanto este bando de javalis, são os políticos brasileiros, e o pior é que não estão concentrados em apenas uma região, mas no Brasil todo.

  14. Volmar, vamos ao que interessa, que muniçaõ foi usada? que arma, calibre, etc… aí sim é interessante o resto é mimimi de uns babacas que não tem o que fazer, e não sabem o que falam.

  15. Boa tarde amigo Renato!! Td bm ? Então, a arma usada para abater o javali foi uma espingarda calibre 12 de ação simples calçando munição Knoch Slug da CBC , abatido com dois disparos …

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here