SC terá primeiro sorvete da mesma uva que produz vinho

0
820

Santa Catarina terá o primeiro sorvete à base de uva de altitude do país, a mesma utilizada para a produção dos vinhos. O lançamento será no último final de semana da 4.ª Vindima entre os dias 24 e 26 de março. O sorvete será degustado pelo público que visitar a feira em São Joaquim, que reúne produtos de todas as vinícolas.

A ideia do produto surgiu de uma conversa entre os proprietários da fábrica de sorvetes Ypy, Marcelo Baracuhy (direita na imagem acima), e da Vinícola Abreu Garcia, Ernani Garcia.

Os experimentos começaram há cerca de um mês, com a visita dos diretores da fábrica de sorvetes de Florianópolis aos vinhedos de Campo Belo do Sul, para a coleta de matéria prima, o mosto – suco extraído da uva.


OS SORVETES DE UVAS

Para chegar ao produto final, foram desenvolvidas 15 variações de sabores durante a fase de testes. Destes, 10 foram eliminados e 5 foram apresentados a um grupo de especialistas em vinhos e sorvetes, quando foram definidos dois sabores: sorvete branco à base de uva Vermentino e tinto à base de Malbec.


SORVETE MADE IN SC

O sorvete será genuinamente catarinense, com uvas da serra colhidas na Abreu Garcia, e a produção em Florianópolis, na fábrica de sorvetes Ypy. Com os sabores aprovados, agora começa a produção para degustação, no encerramento da Vindima, que este ano prevê um movimento de 55 mil visitantes, sendo 3 mil só nos estandes da feira. O próximo passo será viabilizar a produção em larga escala para que o produto chegue até os pontos de venda e supermercados.



SOBRE O YPY SORVETES

A Vinícola Abreu Garcia você conhece. Sobre a fábrica dos sorvetes Ypy, ela foi instalada em Florianópolis em dezembro de 2013, às margens da SC-401, no bairro Cacupé. Hoje já são cerca de 800 pontos de venda em todo o país: 50% em Santa Catarina, 35% no Rio Grande do Sul, 10% no Paraná e 5% em Brasília. Nesta semana, a Ypy chegou também em São Paulo. Com crescimento expressivo no mercado desde 2015, quando a marca saiu de Florianópolis e chegou na Serra Gaúcha, a Ypy vem ganhando o país. No período de um ano, o número de clientes cresceu cerca de 320%.  Entre as metas, o mercado do norte do Paraná, o oeste de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com processo de produção todo automatizado, a fábrica tem capacidade para produzir 3.000 sorvetes no palito por hora e 5.400 potes de sorvete por hora.


Fotos: GS Comunicação

Informações: Jornalista Paulo Scarduelli

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here