A arte de produzir vinhos na Vinícola Abreu Garcia

0
1421

Assim como as vinícolas de São Joaquim, a Vinícola Abreu Garcia está fazendo uma programação especial dentro da programação da Vindima – a festa da colheita da uva. Situada na localidade de Travessão (16 km de estrada de chão a partir da BR-282 logo após o Cerrito), a Vinícola planejada pelo oftalmologista Ernani Garcia produz 40 mil garrafas por ano (de diversas variedades). E além do vinho de excelência, a visita ao local é um roteiro bastante gratificante.


COMO FAZER?

As atuais visitas acompanhadas com degustação de vinhos ocorrem devido à Vindima. Mas em outras épocas do ano é possível agendar para conhecer a Vinícola e a produção. Dois especialistas (enólogos Jean Pierre Rosier e Leonardo Ferrari) explicam os mínimos detalhes da produção. E quando a agenda permite, o próprio Ernani Garcia recepciona os visitantes.


RECEPÇÃO NESTE DOMINGO

A partir de agendamento prévio, acompanhamos um grupo de amigos na Vinícola Abreu Garcia no domingo, 19. Na chegada, o próprio Ernani Garcia, visionário que resolveu produzir vinho em Campo Belo do Sul recepcionou os visitantes.

Algumas explicações sobre o empreendimento que existe há 10 anos numa propriedade adquirida no ano 2000

Bastante atencioso, Ernani Garcia faz questão de recepcionar os visitantes, como o colega dele de Medicina, o médico Moacir Cucco, que se deslocou no domingo para conhecer a Vinícola


ALÉM DA PRODUÇÃO DE

VINHOS E ESPUMANTES

Além da produção de vinhos em si, os visitantes são levados a essa parte mais alta de Vinícola (Aqui se tem uma visão de 360 graus da região), onde são fornecidas informações sobre um sítio arqueológico, cujos estudos indicam mais de 500 anos de existência.

A visita na pequena capela em homenagem à Santa Clara é outro momento bastante interessante na visitação à Vinícola Abreu Garcia

Esta é a visão que se tem da Vinícola onde se produz 40 mil garrafas ao ano de vinho e espumantes


INFORMAÇÕES TÉCNICAS DE FORMA DIDÁTICA

São dois especialistas que colocam o visitante por dentro da produção de vinhos, desde o plantio (às vezes até antes, com a pesquisa de variedades) até o consumo dos produtos que saem da Vinícola Abreu Garcia. Os enólogos Jean Pierre Rosier e Leonardo Ferrari acompanham toda a produção, com um detalhe interessante. “A orientação que temos do Dr. Ernani é para focar qualidade e não quantidade. Essa é a premissa que norteia o nosso trabalho aqui”, aponta Leonardo Ferrari.

Enólogo Jean Pierre Rosier explica os mínimos detalhes relacionados ao plantio, acompanhamento, colheita e produção dos vinhos. Ele é um dos especialistas na pesquisa que permitiu a produção de vinhos de altitude em SC. Natural de Videira, Jean Pierre atuou na Epagri, de onde fazia consultoria para várias vinícolas até se aposentar e atuar apenas na Abreu Garcia.

O enólogo Leonardo Ferrari aponta a diferenciação de vinhos e espumantes a partir de técnicas aprendidas em especializações e cursos.

Todos os detalhes da produção são apresentados de forma didática num rápido tour na vinícola, enquanto o cardápio é providenciado por uma equipe especializada, para a harmonização de vinhos produzidos pela própria Abreu Garcia.


A LINHA DE PRODUTOS

DA VINÍCOLA ABREU GARCIA

Estes são algumas variedades produzidas na Vinícola. Observe que a espumante passou a ser uma das referências. Atualmente 60% da produção é de espumantes!

O visitante tem oportunidade de conhecer locais como esse, onde permanece a produção de safras variadas. Os vinhos permanecem tanto em barris quanto em garrafas, para cumprir o tempo necessário para a maturação antes de serem levados ao mercado.

Durante a visita à Vinícola Abreu Garcia, os presentes são recepcionados com espumantes e vinhos (tinto, rose e Sauvignon Blanc)


HARMONIZAÇÃO

Integra o pacote da visita à Vinícola Abreu Garcia pratos especiais produzidos pela Chef Esther Gregolon, devidamente sintonizada às características de cada bebida apresentada.

A Chef Esther Gregolon cuida com uma equipe dos mínimos detalhes do cardápio para harmonizar com vinhos e espumantes


OS PRATOS DO DOMINGO

Para o domingo, nosso grupo experimentou o Pene com Ragu de Pato…

E a sobremesa foi uma torta de Banoffee


EM TEMPO

As informações acima não têm característica publicitária, mas apenas informativa como sugestão àqueles interessados em conhecer a Vinícola Abreu Garcia, sua linha de produção de vinhos e a culinária devidamente harmonizada!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here