Como está a audiência de rádio em Lages?

0
1210

Ano passado o Instituto On Line mediu a audiência de rádio em Lages. A pesquisa do instituto com maior credibilidade em âmbito local – não errou um único prognóstico de eleição desde a virada do século – apontou a Rádio Clube de Lages na liderança, na sequência a Massa FM e a Band FM na terceira posição.  Houve questionamento dos dados coletados pelo Instituto On Line sob o argumento de que a empresa do Schmidt não teria – e de fato não tem – os mesmos critérios científicos utilizados pelo Ibope. Logo, para todos os efeitos, o que valeria em termos de medida de audiência seria o método do Ibope e não de outro instituto.

Aqui estão os dados do Instituto On Line na pesquisa realizada na segunda quinzena de novembro de 2016. Naturalmente a Clube FM e a Massa FM badalaram o resultado por causa dos bons índices que repercutem perante o mercado publicitário e, claro, perante a população.


SÓ O IBOPE FARIA UM TIRA TEIMA

Diante dos índices questionados em relação à pesquisa feita pelo Instituto On Line surgiu a ideia de encomendar uma pesquisa ao Ibope. O problema é o custo demasiado elevado de uma consulta com tal instituto, visto que, pelo fato de utilizarem metodologia diferenciada, sistema de apuração de dados próprio e outras características exclusivas do Ibope, tudo isso eleva o valor de uma pesquisa do gênero. Mas se tornou necessário a busca do Ibope para avaliar os índices de audiência, por uma questão de respeito ao mercado publicitário, até porque as agências de publicidade não consideram pesquisas de institutos diversos, mas apenas do Instituto Ibope como referência para medir audiência e, por consequência, distribuir verba publicitária.


PESQUISA IBOPE FOI FEITA

No começo do ano gestores do Grupo SCC e da Band SC discutiram a ideia de uma parceria para encomendar uma pesquisa Ibope. E acabou sendo fechado contrato com o principal instituto de pesquisas do Brasil para avaliar a audiência das emissoras de rádio entre os meses de fevereiro e março deste ano. Não sei se o custo da pesquisa foi bancado pela parceria entre Band e SCC ou se apenas um dos grupos acabou pagando o trabalho realizado. O que sabemos é que a pesquisa foi realizada.


E OS DADOS?

Como se trata de uma pesquisa absolutamente criteriosa e cuidadosa, utilizando os métodos exclusivos que apenas o Ibope aplica para medir audiência de rádio, os dados deverão ser divulgados a partir dos critérios do próprio Instituto. As informações que recebemos é de que nesta primeira semana de abril os índices de forma oficial serão tornados públicos. Daí saberemos se a Clube FM é de fato a líder em audiência, se a Massa FM manteve o segundo lugar apontado pela pesquisa do Instituto On Line (e que foi questionada) e assim por diante. Aguardemos pois!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here