Senai e a casa de madeira que parece alvenaria

2
847

O internauta recorda de uma ideia que foi fomentada pelo Sindimadeiras quando Luís Henrique da Silveira era governador de Santa Catarina da construção de casas de madeira com tecnologia diferenciada? Ideia era a Cohab construir o modelo no Estado. Chegou-se a construir um protótipo no bairro São Paulo em Lages e o projeto esbarrou na realidade de que os bancos não tinham como financiar esse tipo de construção.


POIS BEM…

O Instituto Senai de Tecnologia e Inovação de Blumenau, a partir de uma tecnologia italiana, apresentou uma casa construída sem utilização de pregos e água. Num primeiro momento se tem impressão de que se trata de uma casa de alvenaria. Mas na verdade é de madeira renovável. Utiliza-se espécies de estruturas de ‘compensado’ para encaixar as paredes e estrutura. A casa foi construída em três dias.

Esta é a casa que parece de alvenaria, mas que é de madeira renovável, uma tecnologia italiana cujo projeto-piloto foi construído no Senai em Blumenau.


INFORMAÇÕES

Esse projeto foi tema de reportagem de Eduardo Cristofoli na RBSTV e o conteúdo está no G1 SC para onde a gente direciona os interessados no assunto. Para tanto basta clicar aqui!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Quantcha tecnologia! Mas e a geração de emprego e renda? não podemos abandonar assim o estilo babilônia (usando tijolinhos, 800 AC), pensem nos trilhões de milhares de empregos perdidos?

    Isso já existe, e chama-se WoodFrame ou SteelFrame, são usadas nos USA desde 1900; E, os” vendavais serranos” são de intensidade muito menor que os registrados no Missouri ou Arkansas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here