Terceiras faixas antes da concessão da BR-282

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Que o trecho entre Lages e Florianópolis da BR-282 vai ser entregue à iniciativa privada com a implantação de praças de pedágio, isso é fato. Apenas a questão de quando isso ocorrerá que fica por definir. Os estudos nesse sentido já iniciaram e tiveram o prazo prorrogado até meados de outubro de 2017. Esse é o primeiro passo.


LOTE ÚNICO NAS

RODOVIAS 282 E 470?

Na solenidade da segunda-feira o prefeito Ceron chegou a indagar se haverá um único lote (BR-282 e BR-470) e os técnicos do DNIT esclareceram que são duas situações autônomas (até porque a BR-470 está com o processo de concessão mais adiantado).


MAS ATÉ A CONCESSÃO…

Superintendente do DNIT em Santa Catarina, engenheiro Vissilar Pretto, detalhou aos presentes no ato em Lages o estudo para a implantação de terceiras faixas e melhorias no trecho até Florianópolis. “Essas melhorias independem da concessão, mas repercutem nela. Porque com as obras já executadas acaba repercutindo no custo (a menor) da tarifa de pedágio porque a empresa vencedora não precisará fazer tais obras”, esclareceu aos presentes o Superintendente.


TERCEIRAS FAIXAS ENTRE O PERÍMETRO

URBANO DE LAGES E O DISTRITO DE ÍNDIOS

O engenheiro Vissilar Pretto apresentou os locais estudados para as terceiras faixas na BR-282. Observe que em Lages estão previstas duas delas, sendo no km 207 (a partir do trecho de Índios) com 4 km de extensão em direção a Lages e outra a partir do km 213 (em direção a Índios) com 2 km de extensão

O DNIT detalhou os locais ao longo da rodovia até Florianópolis que receberão as terceiras faixas tornando o trânsito mais seguro e rápido, visto que o tráfego pesado é deslocado para essa terceira faixa

No estudo foram apresentados custos médios por quilômetro (na ordem de R$ 1,5 milhão) para as terceiras faixas

O pequeno auditório PRF/DNIT recebeu lideranças políticas e empresariais, interessadas nas questões que envolvem a mobilidade a partir do uso da BR-282


Imagens: Zé Rabelo



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