BR-282: Projetos das passarelas em andamento

0
766

Chamou a atenção nesta semana nas redes sociais em Lages as dificuldades de três cadeirantes tentando atravessar a pista de rolamento da BR-282 entre os bairros Jardim Panorâmico e Bates. De fato a situação é bastante crítica, colocando em risco a segurança daquelas pessoas e dos demais usuários da rodovia, visto que os veículos não podem parar e dar preferência à travessia, sem o risco de se envolverem num acidente.

Pelas marginais da BR-282 a mobilidade ainda é tranquila porque os cadeirantes utilizam a ciclofaixa que delimita espaço para ciclistas e veículos. Mas na travessia é que há o problema…


PASSARELA NAQUELE LOCAL

Foi gravado inclusive um vídeo mostrando a travessia dos cadeirantes. Mas exatamente no local onde eles atravessam (bairros Jardim Panorâmico e Bates) será implantada uma das cinco passarelas de pedestres previstas pelo DNIT. As estruturas, inclusive, terão rampa com acessibilidade para cadeirantes, sendo que esses poderão fazer a travessia com segurança, como deve ser.


O ANDAMENTO DO PROJETO

Porque atuou na viabilização de recursos para o projeto, a deputada Carmen Zanotto (mesmo no DF) acompanha o andamento da implantação das passarelas de pedestres na BR-282. Recomendou o acompanhamento ao colega Zé Rabelo que, nesta quarta-feira, conferiu o trabalho da engenheira Fabiana Bortolanza da empresa Zanco, responsável pela obra. A engenheira esteve no DNIT discutindo detalhes dos projetos em elaboração com o engenheiro Ênio Spieker (DNIT) e depois foi in loco colher informações e medições para o projeto.

Engenheiro Ênio e a engenheira Fabiana discutem detalhes sobre os projetos que estão sendo elaborados

Alguns detalhes técnicos são observados a partir da definição dos locais onde serão construídas as estruturas para travessia de pedestre sobre a BR-282 na parte urbana de Lages


ONDE FICARÃO AS ESTRUTURAS

PARA TRAVESSIA DE PEDESTRES

São cinco passarelas ao todo. Uma delas na travessia do distrito de Índios (que é perímetro urbano de Lages). Outra entre os bairros Jardim Panorâmico e Bates. Uma terceira na travessia dos bairros Santa Maria e Gethal e também na ligação entre os bairros São Paulo e São Francisco. A quinta passarela é essa nos registros abaixo, entre os bairros Passo Fundo e Frei Rogério.

Este é o local onde ficará a passarela de pedestre ligando os bairros Passo Fundo e Frei Rogério. Ficará cerca de 300 metros a frente da rua João José Godinho em direção ao Posto Guarujá…

Na tarefa de elaborar os projetos, cujo prazo se estende até outubro, a engenheira Fabiana da empresa Zanco de Xaxim faz todos os levantamentos técnicos, a partir da proposta apresentada que venceu a licitação. Depois do projeto, a mesma empresa tem o prazo de um ano para implantar as estruturas para a travessia urbana.


Imagens: Zé Rabelo

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here