Entidade deixará de atender 400 pessoas em Lages

2
3499

Na sexta-feira conversamos com o cidadão conhecido popularmente como Kiko. Ele preside o Geone – Grupo Espírita Operários da Nova Era. A entidade é responsável pela manutenção da cozinha comunitária no bairro Vila Esperança, que serve 400 refeições por dia às famílias carentes de bairros como Cristal, Tributo e proximidades do Guarujá. Ele confirmou que, ao efetuar o pagamento dos colaboradores referente à folha de abril, fez os cinco funcionários assinaram o aviso prévio. A estrutura, com o custeio pelo grupo funciona apenas em maio. “Desde o começo do ano não temos mais repasse público. Tínhamos recursos conseguidos pelo voluntariado, mas esses foram possíveis manter a estrutura funcionando até agora”, confirma Kiko.


COMO FUNCIONAVA?

Até ano passado, apesar de um atraso ou outro, o trabalho desenvolvido recebia R$ 24 mil de ajuda de custos do poder público. Com mais as doações de voluntários, era possível manter a folha e atender as pessoas carentes. Era um administrador, duas cozinheiras e duas senhoras na limpeza. Sem tais recursos públicos – devido ao regramento do Marco Regulatório – o trabalho se tornou dificultoso. O fechamento é a última e única alternativa no momento.


PREFEITURA DIZ QUE NÃO FECHARÁ

Ainda no sábado trocamos dois dedos de prosa com o Secretário de Assistência Social, Samuel Ramos. Segundo ele, vai ser intensificado o diálogo neste mês, mas as 400 refeições da cozinha comunitária serão mantidas. “Até porque aquele trabalho é feito pelo voluntarismo e o poder público. Vamos buscar um meio termo, mas temos o aceno do prefeito para não deixar aquela comunidade desassistida”, tranquiliza o Secretário.

O secretário Samuel Ramos compartilha inclusive a imagem acima informando que houve reunião com dirigentes da entidade na tentativa de manter as atividades, sem prejudicar a comunidade. Aponta que o município não pode repassar recursos direto, por causa do regramento do Marco Regulatório, mas será costurada uma alternativa dentro da norma para não deixar as pessoas sem aquela ajuda.


ENTIDADE DEVERÁ EMITIR NOTA

Nesta semana o Geone – Grupo Espírita Operários da Nova Era deverá emitir uma nota à imprensa esclarecendo a situação, pontuando o trabalho desenvolvido e a impossibilidade de manter as atividades da forma como vinha sendo feito. A atuação filantrópica ocorria pelo voluntariado e se tornou insustentável a manutenção por causa da questão de custos. Apenas a folha de pagamento custava R$ 12 mil mensais.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E os alimentos entregues no Bando de Alimentos????

    >> Em 2016, foram entregues ao Banco de Alimentos, 130.190 (cento e trinta mil e cento e noventa) kilos de produtos in natura. Sendo que 19.500 (dezenove mil e quinhentos) kilos foram entregues ao Banco, pela Associação de Cooperação Agrícola Irmã Jandira, com sede em Curitibanos. E, 110.690 (cento e dez mil e seiscentos e noventa) kilos, pela Associação Regional Cultural Herdeiros do Contestado – ARHC, com sede em Caçador;

    >> Em 2017 (até final de novembro), estão previstos a entrega de aproximadamente 236.500 (duzentos e trinta e seis mil, e quinhentos) kilos de alimentos, sendo que 16.500 (dezesseis mil e quinhentos) kilos, pela Associação de Cooperação Agrícola Irmã Jandira; e, 220.000 (duzentos e vinte mil) kilos; Associação Regional Cultural Herdeiros do Contestado – ARHC.

    >> Relação dos alimentos a serem entregues: Abobrinha; Abobora comum; Abobora cabotia; Acelga; Alface; Almeirão; Batata Doce; Batata salsa; Beterraba; Brócolis; Cebola; Cenoura; Chuchu; Couve folha; Couve flor; Feijão carioca e preto; Limão comum; Milho verde; Milho Pipoca; Moranga; Pimentão; Pinhão; Rabanete; Raiz de mandioca (Aipim); Repolho; Rúcula; Tempero Verde; Tomate; e, Vagem.

  2. Não estavam gostando do governo Temer, uma nova era para o Brasil e ainda mais o fascista Doria se aproveitando em palestras vazias pell Brasil, A questão é que pobres dão trabalho e as novas perspectivas da modernidade é procurar exterminá-los acabando com estas entidades que bem ou mal adiavam esse problema, Lages vai economizar com esses cortes e no futuro agradeceremos Ceron por isso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here