Banco de Alimentos e o combate à fome em Lages

0
995

Estrutura da Secretaria de Assistência Social de Lages conta com um banco de alimentos, responsável por ações que acontecem semanalmente e que atuam na área de segurança alimentar. Isso nada mais é do que distribuir, gratuitamente, alimentos para famílias carentes do Município. João Volni Madruga, coordenador do banco de alimentos em Lages, aponta que neste ano já foram distribuídas mais de 80 toneladas de alimentos, dentre eles, feijão, batata, batata-doce, moranga, cebola, beterraba, cenoura, alface, couve, brócolis, tempero-verde, pinhão, pimentão, caqui, kiwi, laranja, milho verde e muitos outros produtos.


APOIO DA CONAB

Aquilo distribuído pelo banco de alimentos em Lages advêm de parceria com a regional da CONAB/SC que tem como representante Rui Alvacir Netto. O banco recebe os alimentos que são indicados pela CONAB/SC e são retirados nos municípios de Caçador, Anita Garibaldi, Curitibanos e Ponte Alta. Todas as semanas, ao menos uma vez por semana, é deslocado um caminhão da secretaria de assistência social para estes municípios, que traz por viagem entre seis e oito toneladas de alimentos.


DESTINO DOS ALIMENTOS

O banco de alimentos faz a distribuição dos alimentos para as ONG´s do município, e para asilos, hospitais, sopões, cozinhas comunitárias, e associações de moradores, bem como faz distribuição diretamente à população carente.


REUNIÃO EM CERRO NEGRO,

ANITA GARIBALDI E ABDON

Foram realizadas nesta terça-feira, 23, em Cerro Negro, Anita Garibaldi e Abdon Batista reuniões da CONAB/SC para execução do programa PAA (programa de aquisição de alimentos). Nestas reuniões a CONAB, através do Rui Alvacir Netto, realizou as tratativas diretamente com os agricultores familiares, reassentados de reforma agrária, pequenos produtores rurais e Cooperativas, para a aquisição dos produtos oriundos da agricultura familiar. O governo federal é quem paga os valores aos agricultores, que por sua vez entregam os produtos para serem distribuídos pelos bancos de alimentos no Estado de SC, a exemplo do existente em Lages.

Na reunião em Anita Garibaldi, nesta terça João Volni Madruga do Banco de Alimentos de Lages, Schayane, Secretária da Cooper Anita e Rui Alvacir Netto da CONAB/SC.


PALAVRAS DE JOÃO VOLNI

DO BANCO DE ALIMENTOS

João Volni Madruga num gesto de parceria faz um relato e agradecimento:

“O apoio da CONAB/SC tem sido fundamental para o desenvolvimento deste trabalho, e o apoio que o Rui Alvacir tem nos dedicado tem sido muito importante na interlocução deste projeto do governo federal para que este programa se desenvolva em Lages e possamos combater um dos problemas sociais que mais aflige nossa cidade. A recessão econômica, a falta de empregos e outros problemas locais atingem diretamente as pessoas com menor poder aquisitivo e, em nome do prefeito Ceron e toda a equipe da Prefeitura de Lages, fazemos o agradecimento a todos que tem proporcionado a execução deste projeto, do pequeno agricultor que se mantém no campo produzindo, à CONAB que organiza toda a logística dos trabalhos”.


IMPORTANTE

O relato acima dá uma noção ampla e prática de que existe esse trabalho formiguinha e constante para ajudar quem precisa. Tudo assim bem discreto, com ajuda de parceiros importantes, como o Rui Alvacir, por exemplo. Porque, o que a mão direita dá, a esquerda não precisa saber. Mas não custa a gente dar publicidade a isso até para que a sociedade veja que há uma mobilização constante nessa área para ajudar quem precisa.

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here