Abdon Batista recebe casas resistentes a furacões

0
1288

No dia 15 de julho de 2015 uma sequência de chuvas intensas na Serra Catarinense causou estragos em estradas rurais e afetou 17 famílias que residiam em áreas de risco no município de Abdon Batista. Menos de dois anos depois, aquelas famílias ganharam casa nova em local seguro, sem riscos. E não é qualquer tipo de casa. São construções diferenciadas e resistentes até a furacões de categoria 2 (até 177 km/h).


DEFESA CIVIL E PREFEITURA

A providência foi da Defesa Civil de Santa Catarina em parceria com a própria prefeitura. Foram R$ 721 mil de investimentos da Defesa Civil e pouco mais de 100 mil reais gastos pela prefeitura de Abdon para garantir as novas moradias. Prefeito Lucimar Salmória, tão logo ocorreu o temporal, decretou estado de emergência e foi atrás de soluções para ajudar aquelas famílias.

Antes em áreas de risco, as 17 famílias passam a ocupar um local com rua calçada, rede elétrica e a estrutura adequada


O MODELO DAS CASAS CONSTRUÍDAS

EM ABDON BATISTA PELA DEFESA CIVIL

Cada casa modular possui cerca de 40 m2. Ela é dividida em sala, cozinha integrada, dois dormitórios e banheiro, além da área de serviço externa. A fundação das unidades são do modelo radier, um tipo de laje de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

As paredes são feitas com painéis pré-moldados, autoportantes, confeccionada de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico. Para unir todas as partes, cabos de aço fixados na fundação encaixam os módulos. As portas e janelas são feitas de alumínio, PVC ou material similar compatível com o modelo construtivo.


CASAS RESISTEM

ATÉ A FURACÕES

Para cobrir esse modelo de casa, as telhas são feitas de chapas metálicas com isolamento térmico e acústico protegem do granizo, ventos de até 185km/h, chuva e o calor do sol. Tudo isso, está pronto em até cinco dias. Para se ter ideia da resistência dessas telhas, os furacões são classificados em cinco categorias. Tais telhas resistem a furacões de até categoria 2 (ventos de 154 km a 177 km/h).

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here