Uniplac: Livro de Gilberto Duarte e uma polêmica

Uniplac: Livro de Gilberto Duarte e uma polêmica

2 1171

Internauta Fernanda Schilisting Zanella me disse tanto desaforo sobre a informação do afastamento do professor Ivan do Curso de Jornalismo da Uniplac que até fiquei com nojo. Não do assunto ou dela, mas de mim mesmo. Quero até pedir desculpas aos professores da própria Uniplac que me deram aula durante 9 anos, visto que devo continuar tosco e ignorante, pois ela me sugere voltar a estudar na universidade (para vê se aprendo). Se em 9 anos os professores não conseguiram me ensinar, Fernanda, penso que sou um caso perdido. Mas toquemos o baile e aguentemos as pauladas porque é do jogo!


MAS VAMOS AO QUE INTERESSA PORQUE

TEM NOTÍCIAS EXCELENTES NO CURSO

DE JORNALISMO DA UNIPLAC

E a boa notícia é o livro que está na praça – ganhei um exemplar e estou bem exibido – escrito pelo médico e jornalista Gilberto Augusto Duarte e organizado pelo professor (afastado do curso de jornalismo da Uniplac) Ivan Claudio Siqueira. A obra se propõe a avaliar a história da imprensa sob o prisma da censura, desde a chegada daquele Rei de Portugal nas nossas terras até dias atrás. Fruto de dois anos de pesquisas, análises e revisões pelo próprio então acadêmico Gilberto Duarte (hoje jornalista além de médico), o livro consegue fazer aquilo que tanto uma universidade precisa: produção literária.

Não posso opinar sobre o conteúdo da obra porque o livro ainda está ali na mesa ‘me olhando’, mas o fato de um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso ser publicado é porque vale a pena conferir cada página. Nem preciso fazer referências ao jornalista Gilberto Duarte porque seu histórico de atuação na paróquia como médico dispensa proseios e adulações, até porque ele está bem acima de paparicações.


E O PROFESSOR IVAN CLÁUDIO SIQUEIRA,

O QUE É FEITO DO VIVENTE, HOMI DO CÉU?

Eu não iria tocar mais no assunto, mas a colega e professora Olivete Salmória tem mantido a plateia que nos acessa sintonizada sobre o que anda ocorrendo. Ivan Cláudio Siqueira segue fora da universidade e do curso que ele ajudou a tornar possível a nota 5 no Enade. O reitor Luiz Carlos Pfleger, naquele seu estilo tranquilo, sereno e conciliador que mais parece o saudoso Bispo Dom Daniel, lavou as mãos falando à colega Olivete que não há nada a ser dito sobre o caso e que os acadêmicos nem foram falar com ele sobre o assunto e trataram de fazer abaixo assinado.


POR SINAL

Temos recebido outras ponderações em defesa do professor. Mas a gente sabe que a instituição tem autonomia nos encaminhamentos com seu corpo docente, exceto naqueles regramentos que norteiam os concursos. E o reitor disse à colega Olivete Salmória que a ideia é não tornar público a razão do afastamento do Ivan Siqueira.


O QUE É QUE SEI DO

PROFESSOR AFASTADO?

Pense no Robbin Williams no filme Sociedade dos Poetas Mortos. Apresento-lhe a versão paroquiana encarnada na pessoa do professor Ivan Claudio Siqueira. Sim, pelos relatos que me chegam, o professor afastado é isso, inquieto, crítico, exigente na produção de seus acadêmicos e há outros adjetivos (todos positivos) moldurando o perfil do vivente. Ele teria feito sim algumas travessuras didáticas na estratégia de orientar e ensinar. E pelo jeito, seu método não agrada a todos. Por causa daqueles que estão na cruzada pelo retorno de Ivan Siqueira à sala de aula, fica a nossa torcida pela reintegração.

Puxei do banco de imagens esse registro do médico e jornalista Gilberto Duarte em sala de aula no curso de jornalismo. É da lavra dele o livro cuja capa está ali em cima, como resultado da conclusão do curso e dois anos de dedicação.

2 Comentarios

  1. FUNCIONÁRIO DA UNIPLAC, POR MAIS DE QUARENTA ANOS, BEM CONHEÇO A SUA HISTÓRIA, EM SUAS MAZELAS E EM SEUS PONTOS POSITIVOS….SINTETIZO, NO ENTANTO, NUMA SÓ FRASE O GRANDE PROBLEMA REINANTE NA UNIVERSIDADE, DE
    QUE, SEUS MAGNATAS, MANDANTES, POLÍTICOS PARTIDÁRIOS, FORTEMENTE DITADORES, APROVAM SEU FUNDAMENTAL REGIMENTO REGIMENTAL E NÃO O CUMPREM….ENTENDEM, SER PATRÕES/DONOS DA COCADA, QUANDO, NA REALIDADE, SÃO PEÕES DE ALUNOS QUE PAGAM SUAS MENSALIDADES E POR CONSEQUÊNCIA O SALÁRIO DE TODOS NÓS QUE, ATUAMOS, LÁ…
    ASSIM, (HOJE, MESMO, TEMPORARIAMENTE, ou DEFINITIVAMENTE DESLIGADO)….>>>
    ESTOU NUM MEMORIAL ESCRITO, (SIMPLES LIVRO NO PRELO), PARA, QUE, TÃO LOGO ACONTEÇA O ENCERRAMENTO POR SENTENÇA, DE AÇÃO JUDICIAL POR MIM IMPETRADA, “LANÇÁ-LO”…..!!!
    >>> O TÍTULO DO RABISCADO PELAS MINHAS LIMITAÇÕES, IRÁ CHAMAR-SE….OS CAMINHOS DA UNIPLAC EM SUA HISTÓRIA // DOCUMENTÁRIO e COMENTÁRIO//….vamos aguardar E,
    JAMAIS TEMER A VERDADE… CUSTE O QUE CUSTAR…
    Abraços!!!

  2. Uma bela pesquisa de inovação na área do academicismo da comunicação social, particularmente nunca tinha lido algo sobre esse período da história brasileira, com certeza vou mobilizar o jornalista Nevio Fernandes na reserva de um exemplar desta obra.

Deixe uma resposta