Expedição Brahma: Por dentro da Ambev em Lages

0
3232

Pense numa empresa que responde por quase um terço da movimentação econômica de uma cidade em termos de retorno de impostos. Acrescente-se a isso a geração de quase 500 empregos diretos (495 para ser mais exato). Adicione-se o fato de uma outra totalidade dessas de empregos indiretos.

Estamos falando da única unidade em Santa Catarina da Companhia de Bebidas das Américas – a Ambev, situada em Lages. Como é uma empresa que segue rigorosos padrões de segurança, visitá-la somente é possível em situações especiais. E na quarta-feira, 14, foi uma dessas ocasiões, a partir de convite para um grupo de profissionais de imprensa de Lages.


A EXPEDIÇÃO BRAHMA

A cerveja oficial da Festa do Pinhão convidou profissionais para uma inédita Expedição Brahma. A primeira parada foi na unidade da Cervejaria Santa Catarina Ambev, fundada em 1994 (inauguração em 15 de dezembro). Em seus 84.000 m² dedicados à produção cervejeira, foi possível conhecer setores como Processo de Cerveja, Packaging, Laboratório de qualidade e Degustação.

Conhecemos de perto a fabricação de algumas das cervejas de seu portfólio, como as variedades Brahma Chopp Pilsen, Brahma Malzbier, Brahma Extra (Lager, Red Lager e Weiss) e Chopp Brahma.


1.300 PONTOS DE CONTROLE DE QUALIDADE

A grande beleza por trás do processo de produção está na criatividade dos mestres cervejeiros que trabalham na combinação e na proporção exata dos diferentes ingredientes até chegarem nos sabores mais especiais. “Na Ambev, somos apaixonados por cerveja e cuidamos da qualidade dos nossos rótulos do campo ao copo. Nos preocupamos com todos os processos. Hoje temos cerca de 1.300 pontos de controle de qualidade e 376 análises ao longo do processo de produção de cada receita”, informa Thiago Otoni de Castro, Mestre Cervejeiro, que recepcionou os profissionais de imprensa em Lages. Ele e um segundo Mestre Cervejeiro cuidam de todo o processo de produção.

Thiago Otoni no ‘coração da unidade da Ambev’. É nessa central absolutamente automatizada que é feito o acompanhamento e controle da cerveja produzida em Lages


PRAZER EM FAZER CERVEJA

A Cervejaria lançou, no começo deste ano, a campanha “Quando você se sente INCRÍVEL, isso pede Brahma”. Quando algo acontece na sua vida, que faz você se sentir incrível, isso deve ser comemorado. Desde 2016, Brahma resgatou em sua comunicação o pilar principal para a marca: a qualidade e o prazer em fazer cerveja. Brahma é uma marca que entende de cerveja. Há 129 anos tem a mesma receita, feita com ingredientes selecionados e controle máximo de qualidade para entregar o seu famoso sabor marcante para o consumidor.

João Lucas Lima, que comanda a Regional Sul (PR, SC e RS) na área de comunicação da Ambev com o Mestre Cervejeiro, Thiago Otoni, da unidade de Lages. Chama atenção o perfil jovem no comando de áreas estratégicas da Companhia, numa evidência de política de valorização dentro da chamada meritocracia

Luíza Almeida Xavier ao lado de João Lucas Lima. Ela é responsável pela área de Gente & Gestão na unidade de Santa Catarina em Lages e confirma que rodízio de mão de obra na Ambev apresenta índices absolutamente baixos.



ALGUNS REGISTROS DA

EXPEDIÇÃO BRAHMA

Perdemos essa parte da expedição por causa do programa na Clube FM, mas aqui os colegas de imprensa brindam com a cerveja Made in Lages após conhecerem o processo de produção da bebida

Colegas de imprensa, mais na área de mídia digital, com João Lucas Lima, Diretor de Comunicação em SC, RS e PR da Ambev e o diretor da Koi Comunicação, Assessoria de Imprensa da Ambev para Santa Catarina, Rafael Almeida (agachado à direita)

O encontro dos profissionais da Ambev com grupo de imprensa de Lages permitiu um conhecimento mais amplo e claro do que a empresa representa em termos de produção na cidade

Os homens da Comunicação da Ambev João Lucas e Rafael Almeida com a colega Karla Cruz que tem atuação de imprensa em Lages e Curitiba/PR

No Backstage Brahma da Festa do Pinhão nos enturmamos com os colegas de imprensa e os responsáveis pela Expedição Brahma, como o diretor de Comunicação Regional Sul, João Lucas Lima


HARMONIZAÇÃO NO

RESTAURANTE BISTRÔ

Após conhecer ponto a ponto da cervejaria, os convidados seguiram para um jantar harmonizado, no restaurante Bistrô.

Ali foram experimentadas combinações das cervejas com  Salada Caprese (Brahma Pilsen), Fricassé de Frango (Brahma Extra Lager), Penne 4 queijos com pinhão (Brahma Extra Weiss), Purê de batata salsa com lascas de pinhão acompanhada de cubos de filé mignon (Brahma Extra Red Lager) e, para encerrar,  Fondue de Chocolate com Frutas (Brahma Malzbier).


Imagens: Nando Velho e Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here