Campo Belo: Sistema acelera restabelecimento de luz

0
1173

Equipes da Celesc alcançaram um avanço com a operação bem-sucedida de transferência automática de carga elétrica em Campo Belo do Sul, aqui na Serra Catarinense. Por conta da geografia acidentada, a região sempre teve problemas para realizar o telecomando via rádio e celular, o que influenciava na frequência com que a população ficava sem luz e na duração da falta de luz. Para melhorar o atendimento e tornar mais rápido o retorno da eletricidade, um time de especialistas celesquianos implantou um sistema para reenergizar o município por outro alimentador, de forma automática, quando ocorre um defeito no sistema.


PARA ENTENDERMOS A DINÂMICA

Engenheiro Carlos Eduardo Marcussi Gomes, Chefe da Divisão de Automação e Proteção ao Sistema Elétrico da Celesc, conta que, atualmente, a energia chega a Campo Belo por um alimentador vindo da subestação Lages Usina Caveiras, mas existe a opção de atendimento ao município por outro alimentador, vindo da subestação Anita Garibaldi, em caso de falha no primeiro. Ele explica que a ideia foi aproveitar a tecnologia dos religadores automáticos para detectar a falta de energia e efetuar transferência de cargas, quando necessário. “Essa forma de transferência automática entre os alimentadores permite reenergizar Campo Belo em menos que 30 segundos”.


RAPIDEZ PARA RESTABELECER

QUEDA DE ENERGIA ELÉTRICA

De acordo com levantamento feito pela Agência Regional de Lages, que atende Campo Belo, se o sistema estivesse disponível no início deste ano, cerca de 80% das interrupções que afetaram o município poderiam ter sido solucionadas com mais rapidez. Chefe da Divisão Técnica da Agência Regional de Lages, engenheiro Gladimir Jeremias prevê que até setembro todos os 20 blocos de carga comandados pela Regional estejam funcionando com o mesmo sistema de automação.

Engenheiro Gladimire o gerente regional Afonso Marin e uma providência da Celesc na Serra que servirá de referência para toda SC

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here