Polêmica do uso de uniforme em Lages

2
2432

Uma mãe ligou chateada para a Clube FM. Relatou ao comunicador Adilson Oliveira (Clube Comunidade) que o filho, que frequenta o 1.º ano do ensino médico, e mais quatro colegas foram mandados para casa buscar a camiseta do uniforme, porque não apresentavam tal vestimenta. O fato ocorreu na Escola Estadual São Judas de Lages. Como os estudantes residiam em distância razoável do estabelecimento, eles foram para casa, não retornaram, ficando sem aula.


UNIFORME É OBRIGATÓRIO MESMO?

Deve prevalecer sempre o bom senso. Mas em caso de ausência de uniforme, nenhum jovem deve ser impedido de permanecer em aula. E não existe lei, quer seja municipal, estadual ou regimento interno de escolas que seja mais forte que a Constituição Federal que prevê o direito ao acesso à educação. O uniforme é recomendado porque diferencia o estudante, protegendo-o. Entretanto, ele só pode ser exigido, mas respeitadas impossibilidades temporárias, desde que o Estado forneça dois conjuntos de uniformes aos estudantes por ano. Não sei se isso está acontecendo na Escola São Judas de Lages.

Ilustração do portal Gestão Escolar que orienta sobre o assunto aos pais e estudantes sobre limites de exigência de uniforme. No caso deve prevalecer o bom senso, mas nunca o impedimento de acesso à sala de aula a qualquer jovem!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nos anos 70 eu cursava o GD, Colégio Diocesano e inúmeras vezes fui para casa sem ter a meia preta do uniforme, mas atualmente os tempos são outros e a flexibilidade é maior e a rigidez militar não está com nada. Não existindo lei que obrigue o uso do uniforme diariamente, a escola deve explicações. No Colégio Catarinense da elite Florianopolitana, vejo alunos de chinela de dedo na s aulas e não voltam para casa por causa disso.

  2. É a pedagogia do amor. Onde os alunos tem somente direitos com a conivência de pais que delegaram a educação de seus filhos para a escola. Mas uma coisa é certa, a escola fica com os alunos apenas 4 horas por dia e por 9 ou 12 anos, enquanto os pais ficam com seus filhos por 20 horas e pelo resto da vida. Logo, quem vai sofrer depois sem que regras básicas de convivência em sociedade sejam cumpridas? Importar-se com a cobrança de uniforme pela escola é tão banal. Deveriam importar-se com a educação, o caráter, a moral, a ética, o respeito e tantos outros comportamentos que estão esquecidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here