Fumaça em casa? Sem susto. É a Semasa

0
360

Empresa terceirizada pela Semasa, a Águas do Planalto, irá retomar a inspeção de irregularidades de ligações pluviais no sistema coletor de esgoto, através de testes de fumaça. A retomada está prevista para quarta-feira, 16. O início dos trabalhos ocorrerá onde a Semasa realizou uma obra de rede coletora no bairro São Cristóvão, na região aos fundos do quartel do Corpo de Bombeiroso.

FUMACINHA INOCENTE

A Semasa alerta que a fumaça não apresenta toxidade, portanto, não oferece riscos aos moradores. A secretaria orienta, ainda, que não se assustem devido à possibilidade do surgimento de fumaça dentro das casas durante o procedimento. “No entanto, não haverá transtornos”, aponta o comunicado da Semasa.

COMO FUNCIONA?

Compreende a aplicação de fumaça no sistema de esgoto por intermédio de uma máquina. A rede será percorrida pela fumaça, seguindo pelas ligações domiciliares, averiguando eventuais irregularidades, como a ligação de calhas e ralos ao sistema domiciliar de esgoto, fator de ocorrência do lançamento de água de chuva para a rede coletora. Especialistas apontam que a água da chuva sobrecarrega o sistema coletor. Além disto, diminui a eficiência da Estação de Tratamento “lavando” as colônias de bactérias.

É fundamental que a Semasa faça um trabalho prévio de divulgação, do contrário haverá muita gente ligando para os Bombeiros tão logo surja a fumaça em casa pela tubulação de esgoto. Não recordo desse teste ter sido aplicado antes em Lages

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here