Câmara reverencia cerveja ‘Made in Lages’

2
284

Apesar desse sobrenome bonito, Anderson Fabiano Varela não é meu parente. Mas é pioneiro na produção de cerveja artesanal na Serra Catarinense. Ele trouxe ao mundo a Frosbier, precursora no mundo a utilizar o pinhão em sua composição.

DESDE 2005 – Há 12 anos, Fabianinho, como é conhecido, produz cervejas artesanais e há uma década iniciou os experimentos com o pinhão.

VARIEDADES – Atualmente, produz de seis a oito mil litros ao mês em cinco variedades de cerveja: Pilsen, Weiss, American Pale Ale (com maracujá), India Pale Ale (com pitanga) e German Pilsner, todas feitas com pinhão.


HOMENAGEM NA CÂMARA

“Hoje em dia a Frostbier é vendida em todo o país, levando o nome de Santa Catarina a lugar de destaque nacional pela produção da cerveja de pinhão, além de divulgar e compartilhar em outros estados os costumes e tradições lageanas”, destacou no plenário o vereador Bruno Hartmann (PSDB), autor de uma homenagem reconhecendo o pionerismo de Fabianinho na produção da cerveja artesanal na Serra.

Bruno Hartmann com Fabianinho, ele que é pioneiro na produção de uma das bebidas que a gente mais gosta, a cerveja. Reconhecimento merecido!

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Por favor desconsidere a outra… saiu com erro na segunda frase…
    Caro Edson… Há consistentes controvérsias sobre este suposto pioneirismo no uso de pinhão na composição de cerveja..

    Em Julho de 2013 a Cervejaria All Beers lançou a Cerveja de Pinhão Campos do Jordão… e, mais modesta e lúcida, afirmava que: “talvez fosse a primeira do Brasil”…

    Tem ainda a Cerveja Insana, que além de afirmar, desde 2015… sem medo de passar vergonha… que é a primeira cerveja de pinhão do mundo.. recebeu dupla premiação (com medalhas de bronze) no Festival Brasileiro de Cerveja, de Blumenau…

    E agora??? Acreditamos nessa marquetagem da Câmara… ou correremos o risco de passar vergonha, mais uma vez??? Eu tenho muitos motivos para duvidar desse pseudo pioneirismo..

  2. Pioneirismo a parte, mas reconheço no rapaz alguém que investe em Lages e leva nosso mundo além mar ou além serra,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here