PCH será construída na ‘Garganta do Diabo’

0
1592

Ao falar sobre a visita do secretário Moratelli (Defesa Civil do Estado), o secretário Clayton Bortoluzzi (Planejamento e Obras), citou de um sobrevoo na Garganta do Diabo, onde está prevista a instalação de uma PCH – Pequena Usina Hidrelétrica. Fomos atrás da informação para saber do que se trata esse empreendimento.

LICENÇA CONCEDIDA

Secretário Jurandi Agostini (Semasa) disse que o prefeito Ceron deverá receber nos próximos dias esse projeto da PCH na Garganta do Diabo (Painel). O assunto interessa a Lages e à Semasa porque é do Rio Caveiras cuja nascente é acima da Garganta (Serra da Farofa) que vem a água que abastece Lages (e a Ambev também). Jurandi lembra que o empreendimento não irá afetar a captação de água e, por tabela, não interferirá no abastecimento. “Mas devemos aproveitar para construir uma segunda estrutura de captação de água para Lages”, confirma Jurandi Agostini.

Jurandi Agostini (aqui com Ceron) sintonizado no empreendimento que deverá sair no Rio Caveiras em Painel


AINDA SOBRE A PCH

São investidores de Rio do Sul que prospectaram o empreendimento e tentavam desde a década passada a licença. O documento saiu neste ano e a obra poderá iniciar brevemente. A PCH deverá ficar um pouco acima da Garganta do Diabo, mas ainda não há informação sobre capacidade de geração de energia que se terá do empreendimento. Os dados devem ser apresentados ao prefeito Ceron.

PORQUE A DEFESA CIVIL

ESTÁ DE OLHO NA GARGANTA

É que juntamente com o projeto da PCH, ideia é construir uma estrutura de contenção de cheias em Lages. Seria uma espécie de barragem que represaria a água lá na Garganta, com fechamento de comportas. Com isso, o Rio Caveiras não transbordaria no perímetro urbano de Lages. O projeto é ousado, mas daria um basta às inundações na paróquia.


VOCÊ CONHECE A 

GARGANTA DO DIABO?

Essas imagens estão na internet, mas são de autoria de Jary André Carneiro Júnior (filho de um dos melhores professores que tive lá no Maria Quitéria). O registro dá uma ideia dos paredões que formam a Garganta do Diabo que fica antes de chegar no Posto da Polícia Militar Rodoviária de Painel à esquerda

A gente conhece o local, mas não tenho informações detalhadas. Porém, acredito que o apelido ‘garganta do diabo’ venha dessa formação rochosa retratada na imagem feita pelo Jary André Carneiro Júnior.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here