Águia 04: O silêncio e a campereada

0
491

Você tem ouvido o helicóptero Águia 04 nas campereadas em cima da Serra? Nada, nem um pio. Mas não faz muito tempo. Consta que na sexta-feira, 15, ainda teria ocorrido sobrevoo. Mas ao contrário do que andam dizendo por aí, de boca em boca (como canta Marenco) não é problema de falta de combustível. O Águia simplesmente FCU. Isso mesmo. Uma peça que é identificada por essas três letras carece ser trocada. Daí o silêncio, sem campereadas. Governo do Estado, via ADR, tratou de chamar de mentirosas as ponderações de falta de combustível. O tanque estaria cheio. Mas a tal FCU lá das terras onde está jogando o Neymar não tem.

DAÍ É ASSIM

Se houver necessidade de uma ação de emergência, sem FCU não dá. Aliás, a aeronave precisaria ser levada para Florianópolis por causa do FCU. Mas sem o FCU não tem como ir. Ou seja, tem um helicóptero em Lages, mas não tem FCU, a peça. AINDA

Seria apenas a aeronave daqui de Lages. A imprensa estadual divulgando que os outros helicópteros (Fpolis e Joinville) terem sofrido também de FCU é história. Essa desengrenagem tem outro nome, mas vamos esperar acabar o silêncio do Águia para voltar às campereadas pelo ar.

Se era preciso uma peça chamada FCU para a manutenção, qual a razão da mesma não ter sido solicitada com antecedência e a aeronave ter sido deslocada a Florianópolis para a substituição, sem qualquer melindre e sem deixar o trabalho de socorro a descoberto?

Se a indagação tiver resposta, beleza. Se não tiver é porque a população que eventualmente precisar da aeronave, SFU…


AH SIM, A NOTA OFICIAL DA ADR

SOBRE O SILÊNCIO DO ÁGUIA 04

“O Governo do Estado de Santa Catarina esclarece que o helicóptero Águia 4 da Polícia Militar, sediado em Lages desde maio de 2015, não está parado por falta de combustível. A aeronave está devidamente abastecida, porém, encontra-se inoperante desde o último fim de semana devido à necessidade de manutenção programada e obrigatória para a troca de uma peça chamada FCU, que funciona como um carburador do helicóptero. O comando da 5.ª Companhia do Batalhão de Aviação da PM já está providenciando o componente novo, que é fabricado na França e será importado de lá, e nos próximos dias o Águia 4 voltará aos céus da Serra Catarinense”.


COMANDO GERAL

DA PM EMITE NOTA

Por coincidência, toda a frota aérea da PM está fora do ar por problemas diversos:

A nota tem data desta segunda-feira e é assinada pelo Tenente Coronel João Batista Réus, do Centro de Comunicação Social da PM.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here