UFSC: Suicídio de reitor causa comoção

11
1794

Jornalista Moacir Pereira (DC) utiliza a palavra comoção para se referir à repercussão no Estado da morte do reitor Luiz Carlos Cancelier, que se suicidou na manhã de segunda-feira, 02, jogando-se do vão central do Beira Mar Shopping em Florianópolis. “Marca uma tragédia de grandes proporções e de forte impacto político pelas circunstâncias em que aconteceu”, escreve Moacir Pereira na versão eletrônica de sua coluna no DC.

MORTE DECRETADA COM PRISÃO

Luiz Carlos Cancelier – segundo a Polícia Civil – teria deixado um bilhete antes de cometer o ato extremo. No conteúdo aponta que a morte dele fora decretada no instante da prisão. O irmão do reitor, Júlio Cancelier (que envia frequentemente releases aqui para a página), está abalado com o desfecho. Luiz Carlos Cancelier é natural de Tubarão e atuou como jornalista antes de se enveredar para os lados jurídicos, área em que tem formação.

Cancelier foi preso por suspeita de irregularidades na UFSC, mas disse o tempo todo que não cometera irregularidades. Chegou a entrar em depressão por ter ficado profundamente abalado com o episódio


OAB EMITE NOTA

“OAB/SC manifesta publicamente seu profundo pesar pela morte do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancelier, em circunstâncias trágicas. É chegada a hora da sociedade brasileira e da comunidade jurídica debaterem seriamente a forma espetacular e midiática como são realizadas as prisões provisórias no Brasil, antes sequer da ouvida dos envolvidos, que dirá sua defesa. Reputações construídas duramente ao longo de anos de trabalho e sacrifícios podem ser completamente destruídas numa única manchete de jornal. Para pessoas inocentes, o prejuízo é irreparável. Cabe-lhes a vergonha, a dor, o sentimento de injustiça. O peso destes sentimentos pode ser insuportável”.

A OAB SC está em luto oficial por três dias.


ESCRITÓRIO QUE DEFENDIA

CANCELIER SE MANIFESTA

Associação Catarinense de Imprensa (Casa do Jornalista) também emitiu nota que tem em seu conteúdo o seguinte: “O acontecimento entristece a todos e deixa enlutados os colegas do homem que ao longo da vida deu inúmeras provas de companheirismo e apoio às causas da liberdade de expressão, do bom jornalismo e da educação”.

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvida esse caráter teatral e midiático das prisões é algo questionável e criticável e Cunhas e Aécios da vida sabem lidarem de sobremaneira com esses espetáculos, ao contrário de outros que sofrem abalos emocionais consideráveis, porque a sociedade se mira pelo caráter policial momentâneo e não por uma análise do currículo e da carreira da pessoa e isso gera constrangimentos impagáveis na vida.

  2. Nevio só pra completar sua fala de cunhas e aecios faltou colocar os palloci! Cerveros, lulas da vida @@apenas estou de ajudando vc @há esqueci dos cabrais o garoto de ouro de Lula

  3. Que esta tragédia, sem volta, sirva ao menos para que a mídia odiosa e execrável e os “justiceiros” lunáticos, covardes e delirantes reflitam sobre a implacável verdade de que nem todas as vitimas (submetidas a dolorosa tortura do esquartejamento público da sua reputação, honra e dignidade) resistem sem sucumbir de forma trágica…

  4. Meu caro Pulo9, você é esperto, coloque teus ídolos na roda ou em quem você votou, hipocrisia tem hora, honre suas calças.

  5. Quem foi que votou no Temer e gostaram tanto do homem que votaram duas vezes então honre seu voto Nevio ,afinal das contas a chapa era Dilma /Temer é isso procede

  6. Paulo9, na vida e na política algumas tratativas vingam e outras não, na vida real ninguém casa para separar logo depois e na política acontece a mesma coisa, PT e PMDB se aglutinavam ou noivavam com a maior naturalidade e ideologias semelhantes, só que traições ocorrem em ambos os lados por várias razões e sociologicamente o PT empreendeu ações e benefícios sociais que assustaram nossa elites conservadoras e o golpe foi tramado e o PMDB traiu o casamento se juntando a um PSDB, ou seja um noivo ou uma noiva com promessas mais vantajosas e o que se originou disso sabemos bem os resultados, não acho que um cidadão normal adore pagar mais caro a gasolina e o gás e também não compactue com propinas pagas no Congresso por intermédio de Temer, votei particularmente na coligação e como não sou pitonisa para prever o futuro e apostei na continuidade das políticas públicas do PT, a direita possui judiciário a seu favor, média e o empresariado, a esquerda tenta uma conscientização social de um povo que pode ser a qualquer momento manipulado e sonha em ser elite sempre e por esse sonho trabalha intensamente em suas vidas. Meu caro, veja como é fácil ser de direita com todas estas forças conservadoras trabalhando juntas e como é difícil introduzir um discurso de esquerda socializante e mostrando as condições que o pobre no Brasil vive, ultrajante e dura, coisas que o grande capital não concebe, ajudar o pobre em detrimento de outras classes por isso o PT caiu, não há como brigar com estas forças. Meu caro observe a lástima a que foram atiradas nossas instituições filantrópicas em Lages, todas passando por necessidades e dificuldade e nossa população sentindo o ´peso da inflação, desemprego e da subida dos preços. Em perfil do Facebook fiz todo um apanhado sobre isso, ressaltando todos os pontos advindos do golpe e da política econômica adotada pelo governo, a pessoa que expliquei tudo isso com isenção política e com dados econômicos deste governo e comparado com o anterior, a pessoa não leu e simplesmente me chamou de DOENTE, quer dizer quando não temos poder de debate é mais fácil dizer que o outro é maluco e ir embora, por isso é surpreendente esse grande exercito de leitores que se aventuram em comentários, mas não leem nada. Por isso quando falam que tudo que se faz na Inglaterra seria bom para o Brasil, isso não é verdade.

  7. Que bom Sr Nevio que reconheceu seu erro @isso é um ato nobre e pra poucos Parabéns @!votei em aecio e hj não mais terá meu voto, assim como o sr tbm não votará em Lula, Dilma ou temer, só assim melhoramos nosso país (não precisamos de políticas corruptos de estimação )Abraços

  8. Continuarei votando em Lula, só te expliquei cientificamente como ocorrem as coligações no âmbito político brasileiro, sou fiel a esquerda e buscamos sempre o lado ético das relações políticas, mas na política surpresas ocorrem e com certeza você saberá na urna sufragar seu voto em Lula e tentar recuperar o país.

  9. Então só lava kkkkk queria ser ser secretário de financias de sua vida fácil fácil e ainda deve acreditar em papai noel tbm kkk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here