Lages: Moro quer informações sobre morro

0
1538

Um dos pontos turísticos de Lages, o Morro Grande, vem há décadas sendo explorado com a extração de minerais. Dados de 2013 a extração da rocha basalto teria atindido 80 mil metros quadrados da área. Diante dessa situação e algumas reclamações, vereador David Moro (PMDB) apresentou requerimento.

O QUE QUER SABER?

O legislador quer sanar dúvidas a respeito do impacto ambiental, forma de exploração do basalto e quais ações estão sendo executadas para evitar danos às residências próximas. A extração do minério é realizada por uma empresa legalizada. A Fatma concedeu à empresa Britagem Gaspar a Licença Ambiental de Operação (LAO), que permite a operação no local até 2021.

PEDIDOS FEITOS

A solicitação de informações do legislativo foi encaminhada à gerência da Fatma em Lages e ao responsável pela empresa que detém a concessão para exploração. Indaga a forma de exploração estabelecida na LAO, que tipo de equipamentos se utiliza para a retirada de material, qual quantidade de explosivos utilizada e a quantia de rocha basalto que se retira do local diariamente.

David Moro envia também indagações a serem respondidas pela Fatma sobre a exploração do Morro Grande


DUAS IMAGENS DO MORRO GRANDE

Aqui um registro da área de processamento do material que é retirado do Morro Grande pela empresa Britagem Gaspar

E qui uma ideia do ‘miolo’ do Morro Grande depois de receber o impacto da exploração realizada pela empresa

EM TEMPO

A empresa Britagem Gaspar cumpre os requisitos e a legislação para operar no Morro Grande. Não estaria com uma autorização para atuar mais 5 anos se não cumprisse o que determina a norma sobre o assunto!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here