Balcão Cidadão vai ao Asilo Vicentino

0
167

“O trabalho do Balcão Cidadão in loco é essencial para este público, pois, no caso do Asilo Vicentino, há 32 cadeirantes e diversas pessoas com sequelas de AVC. O deslocamento destas pessoas fica difícil. Então, a equipe vir aqui facilita demais para todos.”

É o que aponta a diretora Zilda Furlan sobre a presença de colaboradores do Balcão Cidadão na casa asilar. Ao todo 34 idosos tiveram o serviço de confecção de documento de identidade com registro de CPF. Eles adentram ao asilo, mas a RG acaba vencendo (o ideal é renovar o documento a cada 10 anos).

Técnicos do Balcão Cidadão se deslocaram ao asilo coletar dados e fotos para emissão de novas carteiras de identidade

IMPORTÂNCIA

A documentação deve estar toda em dia para se formalizar o cadastro no Asilo. “Nós solicitamos certidão de nascimento ou de casamento atualizada. As certidões nós já providenciamos e agora o Balcão vai cuidar da questão das identidades”, reitera Zilda.

SOBRE O ASILO

O Asilo Vicentino conta com 81 idosos ocupam o local, sendo, destes, 51 mulheres. Está com sua capacidade lotada, e na fila de espera há 14 pessoas. Ao abrir uma vaga, segue-se a fila, com visita domiciliar feita por assistente social para a verificação de real necessidade da moradia asilar. Podem estar no Asilo idosos a partir dos 60 anos. No Vicentino há cinco centenários. A mais velha é Olívia da Silva, com 108 anos de idade.

MANUTENÇÃO

Ao todo são 33 funcionários, entre assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, médico clínico geral, enfermeira, auxiliar de enfermagem, nutricionista, cuidadores, auxiliar de serviços gerais, cozinheira, diretora e auxiliar administrativo. Além de recursos (aposentadoria) dos próprios idosos, a ajuda da comunidade é essencial, visto que há um déficit mensal de R$ 20 mil entre o custo e o arrecadado. Eventos, rifa, doações procuram equilibrar as finanças.

QUER AJUDAR?

Uma forma recente de angariar recursos para o Asilo é o desconto na conta de energia, junto à Celesc. O débito deve ser autorizado de forma impressa, em modelo padrão da empresa. Depósitos financeiros também podem ser efetuados: Sicredi – agência 0268; conta-corrente: 345040.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here