Saúde: ‘Torpedo’ contra esquecimento

0
397

Com objetivo de reduzir o número de pacientes que faltam nas consultas e agilizar o atendimento nas Unidades Básica de Saúde (UBS), vereador Lucas Neves encaminhou uma moção legislativa ao prefeito Ceron.

DO QUE SE TRATA?

Está sugerindo que a Secretaria de Saúde adote sistema de comunicação que permita o envio de mensagens de texto para o celular dos pacientes avisando que sua consulta está marcada. “Ideia é que o sistema envie o lembrete com pelo menos um dia de antecedência, comunicando a data, horário e nome do médico que realizará a consulta”.

COMBATE ‘ESQUECIMENTO’

Um dos problemas na área da saúde, por incrível que não pareça, é o fato de pacientes agendarem consultas e não comparecerem. Assim, os ‘esquecidos’ tiram o lugar daqueles que precisam de serviços. Da mesma forma o vereador poderia sugerir que se envie mensagem aos pacientes que realizam exames e não vão pegar.

RAZÃO DO ‘ESQUECIMENTO’

Naturalmente pacientes não pegam exames que realizam no sistema público por dois motivos: melhoram do problema de saúde, esquecendo de retirar o exame e retornar ao médico ou morrem. Nesse último caso não adianta mensagem, mas para o ‘esquecimento’ em vida, uma mensagem é bem vinda!

A sugestão de Lucas Neves é bem interessante. Equipe da Saúde pode mandar um torpedo para o paciente lembrando da consulta. Cada torpedeada pode estar garantindo que não haverá esquecimento de comparecer à UBS

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here