Salto: Gerson erra ao pedir iluminação

0
612

Nem iria entrar no assunto porque é o típico trupicãozinho de vereador um pouco não sintonizado sobre atribuições. Mas como o colega Milton Barão deu ode à solicitação do vereador e líder de Ceron na Câmara, Gerson dos Santos, vamos lá…

O vereador pede para que o Dnit ilumine o trevo de acesso ao Salto Caveiras, na BR-282, local, por sinal bem sinalizado conforme a imagem que ele mesmo compartilhou

SOLUÇÃO ESTÁ NO PAÇO

Conforme está lá na Constituição Federal compete exclusivamente aos municípios arrecadar a TIP – que em Lages se chama Cosip. E o dinheiro dessa arrecadação se destina ao custeio do gasto com a iluminação pública (Lages arrecada mais de R$ 1 milhão mensal de Cosip e gasta cerca de R$ 600 mil com o consumo dos postes). Essa diferença que ‘sobra’ deve servir para investimentos do município na ampliação de redes e manutenção da iluminação. Inclusive no trevo do Salto…

LOGO

Como a União não arrecada Cosip, a atribuição de implantar iluminação ou redes em trevos, novos loteamentos e assim por diante é do município, no caso, da prefeitura. Cabe então à Prefeitura de Lages pegar um pedacinho dessa arrecadação da Cosip e atender o pedido do líder do governo na Câmara, vereador Gerson, instalando a iluminação no acesso ao Salto. Pode inclusive estender postes ao longo da rodovia municipal e colocar iluminação pública até a sede desse distrito.

ENCAMINHAMENTO

Para interferir na rodovia federal, única coisa que o município precisa é elaborar um projeto e apresentar ao DNIT para aprovação. Só isso. E depois executar a obra. Portanto, o pedido do vereador Gerson para o Governo Federal implantar iluminação no acesso ao Salto pode ser uma das duas coisas: Ele desconhece que é a prefeitura que ele dá sustentação na Câmara que tem que fazer isso. Ou, mesmo sabendo, fez o pedido apenas por desencargo, sem querer a solução do problema. E nesse caso seria utilizar preceitos da ‘Lei de Gerson’, o que não é o caso do vereador.

Vereador Gerson e um pedido cuja solução está nas mãos dele, já que é líder do governo na Câmara, que é de gestionar a implantação da iluminação pública no entroncamento da BR-282 com o acesso ao Salto Caveiras. Dá para fazer ainda para esta ‘temporada’.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here