PSD entre Merísio e o papel de coadjuvante

0
233

Escrevemos em O Momento desta semana:

Quatro meses e meio separam Colombo do final de seu mandato como governador. Na virada de março para abril ele se despede do cargo, renunciando e entregando o comando do Estado ao vice, Pinho Moreira. Chamou atenção, durante passagem pelos Jasc, declaração do pré-candidato a governador pelo PSD, deputado Merísio. Ele disse, sem meias palavras, que o PSD entrega os cargos estaduais que ocupa, quando da saída de Colombo. Pessoal da sigla ficou meio apreensivo com a hipótese do desembarque.

O QUE DIZ COLOMBO

Não desmentindo Merísio, mas naquele estilo diplomático ao extremo, Colombo disse que não há decisão sobre o PSD deixar o governo a ser comandado pelo PMDB. “Não se discute isso neste momento. Muita coisa pode acontecer e está acontecendo. As coisas vão se definir somente na véspera das convenções”. Colombo lembrou que a definição da composição em 2010 aconteceu na véspera. E não deve ser diferente em 2018.

Nos bastidores há análises de que a entrada de Júlio Garcia no cenário para construir a travessia do PSD na sucessão de 2018 tenta tirar a força de Merísio no processo, na eventualidade do partido não ter cabeça de chapa, numa eventual composição com o PMDB. O fato novo da semana, de fomento ao nome de João Rodrigues (PSD) ao governo seria indicativo disso.

LEITURA A ESSA ALTURA

Uma composição do PSD com o PMDB significaria uma nomeação de Colombo ao Senado. Mas o partido num projeto alternativo, no caso concorrendo ao governo, que é o que defende Merísio, não inviabilizaria a candidatura de Colombo. Mas a tornaria menos fácil, mais disputada.

VIAS ALTERNATIVAS

Dentro do PSD tem uma ala silenciosa que fala, ‘na pior das hipóteses’ em se coligar com o PSDB, apostando em Bauer. Mas com o PMDB não. Ou seja, está tudo certo, mas nada definido. Aliás, tudo incerto!

 

ENSINO SUPERIOR EM LAGES?

ESTÁ AQUI O SEGUNDO MELHOR

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO BRASIL

Para que você leve em consideração na hora de escolher um curso superior para seus filhos, a Unifacvest está com campanha espalhada pelas ruas de Lages. São referências aos cursos melhor avaliados pelo Ranking Folha em todo o Brasil.

Faltam duas semanas para se encerrarem as inscrições ao vestibular de cursos presenciais. Considere o melhor, considere Unifacvest de Lages!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here