Economia: Lages terá rede de gás com 25 km

0
240

Documento que autoriza a implantação da rede estruturante para fornecimento de gás natural em Lages foi assinado durante a 19.ª edição do Prêmio Empreendedor, evento promovido pelo Jornal Correio Lageano. A vencedora da licitação para executar a instalação da tubulação foi a empresa Elevação, de Curitiba.

Polese (SC Gás) e Reno Caramori (Agência Reguladora) testemunham a assinatura de Ceron e Colombo para a vinda da rede de gás para Lages

PERFURAÇÕES ‘SEM BURACOS’

Primeira etapa das obras deve começar em fevereiro de 2018, com perfurações direcionais, diferentemente da conhecida abertura de valas para colocação do duto, causando menor impacto com o método não destrutivo e corrobora com o cuidado e organização da cidade.

25 KM DE REDE EM LAGES

O abastecimento iniciará no final de 2018. Até 2022, a rede estará sendo conectada à rede vinda de Rio do Sul. O investimento para esta primeira etapa é de R$ 7 milhões em 12 quilômetros de rede. Somadas as duas etapas serão mais de 25 quilômetros de redes, no total de R$ 11,3 milhões. Inicialmente, as redes deverão receber aproximadamente 180 mil metros cúbicos de gás natural por mês.

Aqui uma ideia da rede de gás que será instalada em Lages. O produto chegará por via terrestre, sendo colocado na rede local para atender a clientela em potencial

CLIENTES POTENCIAIS EM LAGES

Em estimativa de mercado feita pela SCGás, são três indústrias, 167 estabelecimentos comerciais, 476 unidades residenciais e três postos de GNV que podem ser atendidos inicialmente após a conclusão do projeto. “Com o contrato assinado em Lages, a obra está consagrada, assegurada e vai acontecer”, adianta o presidente Cosme Polese.

 

 

ESSA REDE NÃO É O GASODUTO

QUE SEGUE SENDO IMPLANTADO

Atualmente, a implantação do gasoduto está em curso em Rio do Sul e iniciou no litoral do Estado. Seguirá para Trombudo Central, Pouso Redondo, Otacílio Costa, Palmeira, Correia Pinto e Lages. Os projetos executivos estão prontos e o processo de licitação em execução. O gasoduto continuará pela BR-470 rumo ao Oeste. Para chegar até Lages ainda falta a instalação de cerca de 150 quilômetros de rede, o que despende volume significativo de recursos da SCGás, portanto, o gás pressurizado será transportado em cilindros por caminhões, com injeção dentro da rede, além das conexões.

Com informações de Pablo Gomes

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here