Joaquinense com suspeita de febre amarela

0
1070

Uma moça de 19 anos com histórico de viagem recente a São Paulo está entre os sete casos suspeitos de febre amarela em SC. Inicialmente a suspeita era de que a paciente estivesse com leptospirose, mas exame descartou tal doença provocada pela urina de rato. A jovem joaquinense foi submetida a exame e o material coletado apresentará resultados nos próximos dias. Há 50 anos o território catarinense não registra casos de febre amarela transmitidos dentro do Estado.

Não significa que a jovem esteja com febre amarela em São Joaquim. Há suspeita que levou à realização de exames cujos resultados saem nesta semana

VACINAÇÃO NA SERRA

As 23 UBS de Lages estão aptas a aplicar a vacina contra a febre amarela. Também as cinco UBS de Otacílio Costa, duas em Correia Pinto e as unidades centrais de saúde dos demais municípios da Serra Catarinense têm estrutura e doses para atender pacientes a partir de 6 meses até 59 anos. Recomendação é de dose única. Quem tem mais de 60 anos apenas deve se vacinar em caso de recomendação médica ou de viagem para regiões potencialmente transmissíveis da doença.

SINTOMAS DA FEBRE AMARELA

Febre alta de início súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça, dor muscular, cansaço, calafrios, náuseas e vômitos. Em sua forma grave, a doença apresenta aumento da febre, diarreia, vômitos, dor abdominal, icterícia (olhos amarelados), manifestações hemorrágicas (equimoses, sangramentos no nariz e gengivas) e ocorre funcionamento inadequado de órgãos vitais como fígado e rins.

Pegamos essa imagem do google para dar ideia do diagnóstico de icterícia que é esse amarelão predominantemente nos olhos do paciente

Com informações do jornalista Cristiano Dalcin (ADR Lages)

 

SABE O QUE O COLÉGIO UNIVEST E

A UNIFACVEST TÊM EM COMUM?

ENSINO DE QUALIDADE

Colégio Univest está com matrículas abertas para o ano letivo de 2018. E no Centro Universitário Unifacvest você faz curso superior de qualidade. Informe-se sobre promoções para servidores públicos municipais e comunidade em geral. Venha para o segundo melhor Centro Universitário do País.

Ensino Infantil, Ensino Médio, Graduação, Pós-graduação e Mestrado. Formação com qualidade e valores que cabem no seu orçamento e de sua família. Informe-se aqui!

Compartilhar a matéria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here